Gosta de ler e ama cachorros? Então essa lista é pra você. Confira 10 livros de literatura que têm cachorros como personagens principais:

1. Quatro vidas de um cachorro – W. Bruce Cameron


“Quatro vidas de um cachorro” conta a inesquecível história de Bailey, um cachorro que vive quatro vidas diferentes até conseguir encontrar qual seu verdadeiro propósito no mundo. A cada vida, acompanhamos a trajetória de Bailey com uma família diferente e seus aprendizados com cada uma delas. É uma história divertida e emocionante, narrada pelo próprio Bailey, e que mostra o olhar do cão sobre os laços e vínculos criados com os seres humanos.

2. O chamado selvagem – Jack London

O livro conta as aventuras e desventuras de um cãozinho chamado Buck, que é roubado de sua vida tranquila na Califórnia e forçado a ir para o Alasca virar um cão puxador de trenós, lá ele precisa aprender a sobreviver com lobos e a solidão. É um livro que leva à reflexão e que vale a leitura!

3. Caninos Brancos – Jack London

Caninos Brancos é uma espécie de continuação de “O Chamado Selvagem”. A história agora se passa com o bisneto de Buck (o cão protagonista do primeiro livro).

Caninos Brancos é um lobo nascido no território de Yukon, no norte congelado do Canadá, durante a corrida do ouro que atraiu milhares de garimpeiros para a região. Capturado antes de completar um ano de idade, ele é forçado a rejeitar seus instintos selvagens para se adaptar a uma vida doméstica. Será que Caninos Brancos conseguirá sair de um ciclo de violência e encontrar amor em meio aos humanos?

O livro é um clássico e é contado a partir da perspectiva de Caninos Brancos e de sua mãe Kitche. Além do livro, também existe o filme, produzido pela Disney em 1991, que foi um clássico da Sessão da Tarde.

4. O cachorro e seu menino – Eva Ibbotson


Considerado pelo The Times como “uma aventura para rivalizar com 101 Dálmatas”, esse livro, apesar de ser infantil, promete entreter adultos também. O livro conta a história de Hal, um menino que quer muito um cachorro, porém seus pais não deixam. Um dia seus pais descobrem a agência de aluguel de cachorros Bichinhos Tranquilos, porém não dizem para Hal que o filhotinho esperto que escolheu não será seu para a vida toda, e sim por apenas um fim de semana. Hal e Pintado deverão encontrar um jeito de ficar juntos.

5. Anjo de quatro patas – Walcyr Carrasco


Esse divertido livro do dramaturgo Walcyr Carrasco conta a história de Uno, seu Husky Siberiano. Misturando ficção com realidade, o autor relembra as aventuras e alegrias com o animal de estimação, que ganhou fama ao ser tema da sua coluna na Veja São Paulo em novembro de 2006.

6. Os cães nunca deixam de amar – Teresa J. Rhyne


Essa é a história real de uma advogada e de seu beagle, Seamus, que recebem um diagnóstico devastador: os veterinários atestam que o cãozinho tem um tumor maligno e menos de um ano de vida. Ao mesmo tempo, a própria autora descobre que também está com câncer. O livro conta a bonita e difícil trajetória de Teresa e Seamus na luta contra suas doenças e a força que um deu para o outro neste processo.

7. Como procurar um cachorro perdido – Ann M. Martins

Rosa Howard é uma menina de 12 anos obcecada por regras um sintoma do seu diagnóstico de autismo. Porém, quando sua cachorrinha Poça se perde em meio a uma tempestade na cidade, Rosa terá que quebrar sua rotina e costumes para procurá-la. Apesar do protagonismo ficar com Rosa, o livro conta uma bela história de companheirismo, amor e amizade entre Rosa e Poça.

8. Flush: Memórias de um cão – Virginia Woolf

Em “Flush: Memórias de um cão”, a famosa escritora britânica conta a história de Flush, um cocker spaniel. O livro é escrito em primeira pessoa pelo próprio Flush que narra suas aventuras. Em pleno processo de apreensão do mundo e de si mesmo, Flush conta sobre sua vida, seu amor por raios de sol, rosbife, pela  companhia de cadelinhas malhadas e de seres humanos, bem como o burburinho da cidade. De quebra, o livro ainda faz uma divertida e ácida crítica sobre a sociedade vitoriana inglesa.

Esse foi o livro de Virginia Woolf de maior sucesso entre leitores ingleses e americanos.

9. A arte de correr na chuva – Garth Stein


Como a própria capa do livro diz, “A arte de correr na chuva” é um livro que “capta as maravilhas e absurdos da vida”.

Prestes a morrer, Enzo, o cão protagonista da história, reflete tudo que já passou ao lado de seu dono, Denny Swift, um piloto de corrida, e sua família. Enzo aprendeu muito sobre o que significa ser um humano com Denny. A vida, assim como a corrida, não é apenas sobre a chegada. As técnicas para a pista podem ser aplicadas a todas as etapas da vida.

O livro é uma deliciosa história de amizade, amor, lealdade e companheirismo.

10. As aventuras de Tintim – Hergé

Para quem é fã de histórias em quadrinho, por que não ler o clássico As aventuras de Tintim? São diversas histórias nas quais o jovem repórter Tintim e seu fiel amigo Milu, um adorável Fox Terrier, viajam o mundo desvendando mistérios e enfrentando perigos.

Além de ter aventuras de sobra, as histórias são cheias de humor. Essas HQs também são divertimento garantido tanto para crianças quanto para adultos.

Existe mais algum livro que você acha que faltou nessa lista? Conte para a gente!

Pin It on Pinterest

Share This