Existem dois tipos de pessoas no mundo: as que amam gatos e as que não entendem gatos e acham que eles são tanto quanto malignos.

Infelizmente, para os amantes de gatos, a ciência meio que fica do lado do segundo grupo. Pesquisas revelaram que muitas das coisas adoráveis que o seu gatinho faz, na verdade não têm uma razão muito fofa por trás. Veja a seguir 5 coisas que entram para esta lista:

5. Miar para imitar um bebê humano

gato-ataque

Gatos têm maneiras diferentes de se comunicar, porém o miado é a forma do gato de vocalizar quando quer nos falar alguma coisa, seja “estou com fome”, “brinque comigo” ou “me faça carinho”. Porém, ao contrário do cachorro que tem apenas um tipo de latido, os gatos são capazes de alterar o tom e o som dos seus miados para conseguir manipular você de uma forma mais eficaz.

Um estudo recente mostrou que nós, no nosso subconsciente, conseguimos identificar os diferentes tipos de miados emitidos. O estudo também mostrou que um miado que envolve um pedido (água ou comida) tem uma característica mais urgente e se assemelha em frequência ao choro de um bebê humano quando está com fome – e que essa similaridade, é, aparentemente, intencional.

4. Se esfregar em você para declarar território

gato-marcando-território

É difícil decifrar os sentimentos de um gato. Eles não são como os cachorros que pulam de alegria quando você chega ou que se encolhem quando são pegos fazendo algo errado. Gatos parecem ser mestres em ficar com a mesma expressão independente do humor.

Porém, muitos dizem que quando o seu gatinho ronrona para você e se esfrega em sua perna é a maneira dele de demonstrar carinho. A verdade, entretanto, é que quando o seu gatinho faz isso, ele está declarando você como propriedade dele!

Esfregar o rosto e o corpo na sua perna é a maneira dele de marcar o seu cheiro em você. Esse cheiro irá funcionar como um aviso para os outros animais da vizinhança que você pertence a ele.

3. Imitar cobras como forma de intimidação

gato-sibilar

Quando um gato se sente ameaçado ele pode fazer um rosnado parecido com o sibilar de uma cobra, junto com o barulho ele também irá colocar as orelhas para baixo, mostrar os dentes e estreitar os olhos – tudo isso de forma intencional para se parecer com uma cobra. Afinal a maioria dos predadores sentem medo de cobras venenosas, então os gatinhos são espertos o suficiente para imitá-las!

2. Eles se limpam do cheiro humano

gato-lambendo

Gatos são animais tão limpinhos, não é mesmo? Sempre lambendo os seus pelos e se mantendo em ordem. Mas você já percebeu que eles se arrumam muito mais depois que você faz carinho neles?

Gatos têm glândulas que liberam o cheiro deles quando são estimuladas. Então, quando eles lambem os pelos depois de receber carinho é para tirar o seu cheiro deles e deixá-los cheirando mais como eles mesmos.

1. Trazer animais mortos para casa

gato-caçando

De acordo com a lenda, os gatos fazem isso como uma forma de demonstrar afeto e de reconhecer quem é o líder do grupo (no caso o/a tutor(a)). Mas essa história não está exatamente correta. Gatos têm o costume de ensinar os seus filhotes e outros membros dependentes da família a caçar e isso é feito em pequenos passos.

Quando a sua gatinha traz um animalzinho morto para você, ela está te ensinando a lição n. 1 de como caçar. Ela notou que você não é muito hábil na parte de caçar e quer te ensinar a se manter alimentado, assim como ela ensinaria um dos seus filhotes. Bom, o seu gatinho querer que você fique bem alimentado não deixa de ser fofo, né?

Essa lista só mostra que os gatinhos estão sempre nos surpreendendo com sua inteligência e esta é uma razão mais que suficiente para continuarmos sempre amando eles. ❤

Ficou surpreso(a) com alguma coisa nessa lista? Conte para a gente!

*Texto retirado da Cracked.com
Adaptado por Vet Plus Hospital Veterinário

Pin It on Pinterest

Share This