Quando a gente é apaixonado por pets, fazemos questão de demonstrar a eles todo o sentimento bom que eles despertam em nossos corações. Mas, assim como é legal mostrar o afeto, é igualmente incrível perceber que somos correspondidos, não é mesmo? Principalmente no caso dos bichanos, que são animais – injustamente – tachados de não amorosos ou amistosos.

Do jeitinho deles, os bigodinhos sempre dão um jeito de retribuir aos seus tutores todo o amor, gratidão, carinho e confiança que recebem. Só quem é um amante de pets sabe como é bom perceber a felicidade dos nossos amados por viverem ao nosso lado. Por isso, a gente reuniu 10 formas pelas quais os gatos demonstram carinho. Bora conferir?

1.O ronronar é uma prova de amor

Uma das formas que os gatinhos demonstram o seu carinho é por meio do ronronar. Se ele está feliz com um agrado, se quer a atenção e afeto do tutor, ou mesmo quando está recebendo uma massagem nos pelinhos, o ronronar de um gato é uma das maiores formas que eles têm para expressar o amor por seus companheiros de duas pernas. Ah, e também é uma das reações de satisfação mais famosas entre os felinos.

2.Ele te trouxe um presente?

Se acordarmos e tivermos um cadáver de rato em cima da cama, a primeira reação pode ser a de repreender nosso bichano. Mas este gesto o confundiria, pois para ele este é um presente delicioso, que você até poderia comer. Quando o seu pet fizer algo assim por você, é sinal que ele quer agradecer ou expressar o quanto te ama. Por isso, que tal ficar agradecido?

3.Mordidinhas e lambidas também demonstram afeto

Certamente em algum momento você já percebeu que o seu bichano reage com lambidinhas ou mordiscadas ao receber carinho. Essa também é uma reação para ele expressar a sua satisfação em estar contigo. É uma das maneiras que ele tem para mostrar preocupação e valorização do tempo que passa ao seu lado. Por isso, quando estiver se divertindo com o seu bigodinho, lembre-se que uma mordidinha não é motivo para se zangar, pelo contrário, é para saber que ele está curtindo tanto quanto você. Ah, mas isso vale só para mordiscadas, ok? Se a mordida for forte, melhor dar um tempo para ele, pois pode ser que ele precise de espaço.

4.Mostrar a barriguinha é amor além da conta

Se o seu gatinho sente-se seguro para te mostrar a barriga, quer dizer que ele está demonstrando a mais absoluta confiança, pois sua posição assim é frágil e vulnerável e o gato é totalmente consciente disso. Além disso, trata-se também de um gesto para chamar a atenção, para iniciar uma brincadeira mútua.

No entanto, é importante lembrar que pode ser um erro considerar este gesto dele como um convite a fazer carinho na barriga. Apesar de ser um comportamento comum entre os cães, não é muito popular para os bichanos. Se levamos nossa mão até sua barriga exposta, o gato poderá tomar isso como uma traição à confiança que mostra. Ou seja, um arranhão ou uma mordida pode ser sua resposta.

5.Dobrar a cauda também é um sinal

Como a maioria dos animais de estimação, gatinhos também demonstram diversas emoções e sentimentos com o rabo. Se o seu pet balança sua cauda com bastante velocidade, é sinal de ele gosta muito de você. Eles também costumam curvar a ponta do rabo quando estão felizes e contentes.

6.Se ele passar por suas pernas, é sinal de confiança

Sabe quando seu gato aparentemente não se cansa de se esfregar nas suas pernas? Este também é (provavelmente) um sinal de amor verdadeiro. Afinal, é se esfregando que os gatos demonstram afeto. Se o seu gatinho se esfrega em sua perna ele está colocando seu cheiro em você para marcá-lo como algo muito importante para ele.

7.O bichano bateu a cabeça dele na sua? É muito carinho

Além de ser muito divertido para eles, quando um gatinho dá batidinhas com a cabeça na cabeça do seu tutor é uma das formas mais comuns de saber como o gato tem sentimentos positivos por ele. Essa é uma prova de que ele gosta e confia muito em você, além de ser um tipo de saudação do pet.

8.Massagem? Que delícia

Quando o seu bichano usa suas patinhas para massagear uma parte do seu corpo, semelhante a ação de sovar uma massa de pão, quer dizer que da maneira dele o pet está contando que ama você. Mesmo que por vezes o bigodinho use suas unhas afiadas durante o processo, para ele quanto mais forte realizar o movimento, mais quer dizer que ele se importa e está feliz ao seu lado.

9.Se ele dormir contigo é porque o coração dele já é seu

Quando o gato dorme ao lado do tutor durante a noite, não quer dizer que ele está apenas buscando calor. Ele também considera a pessoa que ama muito importante para ele e não quer ficar toda a noite sem estar juntos. É mais uma manifestação muito fofa de carinho, não é mesmo?!

10.Te acompanha pela casa? Ele ama sua companhia

Nos quartos, nas salas, nos banheiros, por todos os cantos da casa… se o seu bichano vive seguindo você por aí, é só mais uma das provas do amor que demonstra. Possivelmente ele apenas quer estar ao seu lado o tempo todo e, por isso, sempre te acompanhará.

Gatos são muito fofos, né?

Apesar das formas que nossos bichanos têm para demonstrar o seu amor por vezes serem estranhas aos nossos hábitos, é muito importante que os tutores de gatinhos compreendam quando eles querem fazer algo legal, justamente para evitar repreensões que confundem os pets.

O seu gato costuma demonstrar seu afeto de alguma forma citada? Ou ele tem hábitos diferentes dos que trouxemos? Conta pra gente como é sua relação com o seu peludo. É sempre bom ler e saber relatos de tutores apaixonados por seus animaizinhos de estimação! <3

Pin It on Pinterest

Share This
×