Existe um grande debate sobre o que é melhor para os pets: comida caseira X ração. Cada caso é diferente, e nem tudo que é bom para um pet será bom para o outro, porém é possível prover uma dieta saudável para o seu amiguinho ou amiguinha com comida caseira, desde que haja atenção para alguns alimentos que os pets não podem comer.

Algumas comidas “humanos” podem causar alergias, desencadear doenças e causar, até mesmo, intoxicações no seu pet. Há um tempo atrás fizemos um vídeo com 10 alimentos tipicamente festivos que são proibidos para animais (basta clicar na imagem):

play

Além dos alimentos listados no vídeo, para te ajudar a pensar em uma dieta saudável para o seu pet, nós elencamos outras comidas que não fazem bem aos nossos amiguinhos peludos. Vamos lá?

10 alimentos que pets não podem comer

Preste bastante atenção nessa lista, pois ela contém uma alta dose de dicas importantes para os cuidados com a alimentação do seu pet.

1. Chocolates e doces

mixed-chocolate-truffles-brigadeiros-picture-id691726064

Evite chocolates e doces. O chocolate contém teobromina, uma substância tóxica para pets, que pode levar até mesmo à morte. Já doces fazem mal pelo excesso de açúcar, que além de poder causar obesidade e diabetes, não é bem digerido pelos pets.

2. Café, chá preto e energéticos

roasted-coffee-beans-picture-id842362894

Café e outras bebidas energéticas podem ser perigosas para cachorros, pois essas bebidas contêm alcalóides neurotóxicos, como as xantinas, que podem significar alterações cardíacas e neurológicas, causando inquietação, respiração rápida e contrações musculares.

3. Leite e derivados

still-life-with-dairy-product-picture-id513470606

Por incrível que pareça, até os gatos podem passar mal com leite. Tanto cães quanto gatos não produzem altas quantidades de lactase, enzima que auxilia na digestão da lactose do leite, podendo desenvolver intolerância à substância.

4. Frutas cítricas

citrus-fresh-fruits-picture-id157336489

Por causa da sua acidez, as frutas cítricas podem causar problemas digestivos nos pets. As demais frutas (banana, maçã, pêra, laranja, manga, morango, caqui, goiaba, e etc.) podem ser oferecidas, porém é preciso ter uma atenção especial com a maça, pois as suas sementes contém uma substância tóxica para cães e gatos.

5. Cebola e alho

preparing-food-picture-id861013054

Alhos e cebolas contêm uma substância chamada tiossulfato, que pode causar anemia hemolítica em cães quando consumida em excesso. Além disso, esses alimentos podem causar irritação no estômago do seu pet.

6. Abacate

ripe-fresh-avocado-with-leaves-on-blue-wooden-table-picture-id848717218

O abacate tem uma substância chamada de ácido persin que pode provocar vômito e diarreia nos pets.

7. Frituras

sea-salt-french-fries-with-ketchup-picture-id628208496

Cães e gatos não conseguem digerir alimentos muito gordurosos, por isso, eles devem ser evitados. Além disso, frituras podem desencadear pancreatite nos pets.

8. Tomate e batata

tomato-and-potato-picture-id679283498

Outros dois alimentos que devem ser evitados são tomate e batata. O tomate por ter glicoalcalóides que são tóxicos para os pets, e a batata por ser rica em solanina, que pode causar depressão no sistema nervoso central e distúrbios gastrointestinais.

9. Ossos cozidos ou assados

domestic-dog-sniffing-meat-bone-in-canine-bowl-standing-on-table-picture-id854647304

O perigo com o osso cozido ou assado é que ele fica mais duro, correndo o risco de perfurar o intestino do pet e trazer dificuldades na digestão.

10. Bebidas alcoólicas

pouring-beer-into-glass-over-black-background-picture-id1015308210

Nesse caso, não estamos falando exatamente de uma comida, mas também é bastante importante ressaltarmos que nossos amiguinhos de quatro patas não podem e nem devem ingerir bebidas alcoólicas, pois a reação que o álcool causa no metabolismo deles é ainda mais intensa do que acontece no corpo humano.

Lembre-se de consultar sempre um veterinário antes de fazer qualquer mudança na dieta do seu pet. Como dissemos antes, cada pet terá as suas próprias necessidades nutricionais. Você pode marcar sua consulta clicando aqui.

Mas, e aí, será que seu peludo ingeriu algum alimento que pets não podem comer? Se sim, traga-o imediatamente para o Vet Plus ou entre em contato pelo (47) 3026-5599 ou (47) 99613-0633 (Whatsapp).

Pin It on Pinterest

Share This
×