Fãs de dar umas voltinhas por aí, cães e gatos precisam estar protegidos para não acabarem contaminados por doenças presentes no ambiente ou em outros animais. E, para isso, manter a vacinação do pet em dia é uma atitude fundamental.

Mas essa é uma das coisas que mais causa dúvidas aos donos de cães e gatos: quais vacinas eles devem tomar durante a vida? Quando repetir as doses? De que doenças eles estarão protegidos? São muitas as vezes que ouvimos essas perguntas durante as consultas veterinárias!

Para esclarecer essas questões e mostrar que, na verdade, a vacinação de cães e gatos é simples e não exige grande logística dos donos, escrevemos esse artigo. Nele, você irá conferir quais vacinas devem ser tomadas pelos cachorros, pelos gatos, qual a periodicidade delas, a importância de manter a carteirinha de vacinação do seu pet em dia e também algumas recomendações sobre esse aspecto!

vacinacao-vetplus

Vacinas para cães

O ciclo de vacinação dos cachorros começa cedo, aos 45 dias. Antes disso, e até completar o esquema de vacinação, os filhotes não devem ir para a rua, pois estarão expostos a doenças. Durante a vida, as vacinas que não podem faltar são a vacina polivalente (V8 ou V10), a antirrábica e a da gripe. E são elas que fazem parte desse ciclo, conhecido como primo vacinação.

Ele funciona dessa forma:

• A primeira dose da vacina V8 ou V10 – a polivalente, que protege os cães da maioria das patologias infecciosas – é dada aos 45 dias de vida.
  • Depois de 21 dias, vem a segunda dose da polivalente e a primeira dose da vacina contra a gripe, também conhecida como tosse dos canis.
  • Mais 21 dias e chega a hora da terceira dose da V8 ou V10 e da segunda dose da vacina antigripal.
  • Outros 21 dias e a vacina da raiva, obrigatória no Brasil, deve ser ministrada.

Depois dessa maratona inicial, basta reforçar as doses das vacinas anualmente. E todas podem ser aplicadas no mesmo dia. O inverno é uma boa época para isso, já que a gripe é mais comum nessa época do ano!

Além das vacinas citadas acima, temos também a vacina contra giárdia e a vacina contra leishmaniose.

Vacinas para gatos

Para os gatos, o calendário de vacinação é composto da quádrupla felina (que também os deixa longe da gripe) ou da vacina quíntupla e da antirrábica. A vacina quádrupla, conhecida como V4, protege os peludos de Panleucopenia, Rinotraqueíte (gripe), Calicivirose e Clamidiose. A vacina quíntupla protege, além das doenças citadas acima, da leucemia felina.

Assim como nos cães, o primeiro ciclo de vacinas deve respeitar um tempo determinado:

• Com 60 dias de vida, o gatinho toma a primeira dose da V4 ou V5
  • Aos 90 dias, é hora da segunda dose da V4 ou V5
  • O ciclo encerra com a vacina antirrábica aos 5 meses de idade

Depois do ciclo completo, o reforço anual durante o inverno também é necessário para afastar a gripe – e demais doenças – dos peludos.

vp_banner-consultas-presenciais-mascotes

Importância da vacinação para a saúde dos pets

Quando nascem, os filhotes contam com uma proteção fundamental: os anticorpos presentes no leite materno. Com o desmame, eles ficam vulneráveis a doenças infecciosas. E é contra elas que a vacinação age como barreira.

Além de garantir saúde para o seu companheiro, as vacinas também evitam a disseminação de doenças (o que ajuda a diminuir a quantidade de pets contaminados por aí). E, quando vacinados, a preocupação de que seu pet transmita alguma doença para humanos deixa de existir!

Recomendações sobre vacinação

Agora você já sabe quais vacinas são necessárias para cães e gatos e também por que elas não devem ser esquecidas, vamos aproveitar para dar algumas dicas que você não pode deixar de lado:

• Como já mencionamos, mas não custa repetir, nenhum filhote deve ter contato com a rua ou com outros animais antes de terminar o ciclo de vacinação
  • Seu pet vive em apartamento ou fica apenas no quintal? Isso não o isenta da vacinação
  • Guarde com carinho a carteirinha de vacinação do seu animal: ela é um documento importante para o veterinário e também para que você possa viajar com seu companheiro
  • Existe um animalzinho doente na vizinhança? Mesmo que seu pet esteja vacinado, procure não o deixar próximo dele

A prevenção é o melhor remédio!

Gostou da leitura? Agora que você já sabe o necessário sobre vacinas, que tal conferir a carteirinha do seu companheiro e agendar a vacinação aqui no Vet Plus? Clique aqui para agendar a vacinação do seu pet.