Você já parou para pensar que muitas vezes a vida do seu pet acontece – basicamente – dentro dos muros e paredes da sua casa? Pois é… Para nós, humanos, é comum sairmos e vivenciarmos experiências diferentes e em diferentes lugares no dia a dia, mas para nossos amigos peludos, a maior parte do tempo é vivida nos limites da residência. Porém isso não precisa ser um problema, se soubermos buscar soluções apropriadas para tornar a rotina deles mais animada e estimulante, mesmo que seja dentro de casa.

Criar ambientes estimulantes para cães e gatos é uma estratégia para oferecer mais qualidade de vida e bem-estar para nossos melhores amigos. Agora você deve estar se perguntando: em que consiste um ambiente estimulante? Esse conceito nasceu voltado aos animais de zoológicos, para alegrar a vida deles e aproximar seu habitat artificial com os ambientes naturais ocupados por cada espécie. O ponto de partida foi a compreensão de que o excesso de energia e poucas opções de afazeres, era um determinante para que os animais apresentassem problemas como sobrepeso, estresse, agressividade e até depressão.

E isso se aplica também aos nossos amiguinhos domésticos, que dividem suas rotinas com a gente, dentro de casa. Isso é importante para criar um processo de atividades que os mantenham ativos e entretidos.

Porém, o processo para cães e gatos é um pouquinho diferente e – para contribuir com ideias e propostas para melhorar esse método – a gente elencou algumas dicas tanto para os donos de bichanos, quanto de caninos. Vamos lá?  

Ambientes estimulantes para gatos

Os gatos são animais famosos por sua curiosidade e por serem bichinhos bastante exploradores. Para eles, cada canto da casa pode apresentar uma nova aventura e chance de diversão, mas isso se intensificará se você adotar algumas medidas simples que podem contribuir – e muito – com o bem-estar e diversão do seu bichano. Separamos quatro dicas que certamente vão contribuir com sua forma de pensar e estruturar um ambiente mais rico de possibilidades para o seu gatinho. Olha só:

Aposte em prateleiras

Felinos adoram brincar e passar um tempinho em lugares bem altos. E nada melhor do que prateleiras para criar circuitos que, além de divertir o seu pet, contribuirá com a organização da sua casa. Lembre-se de criar uma conexão entre elas, distribuir em diferentes alturas e garantir que tenham trechos livres de mobílias para que o seu gatinho possa tirar uma soneca, ou mesmo observar o dia a dia da casa lá de cima.

ambientes-estimulantes

Reutilize cordas e caixas

Uma simples corda de sisal é capaz de transformar qualquer item da sua mobília em um arranhador novo em folha para o seu pet. Por exemplo, aquela banqueta ou cadeira que está sem uso, que tal enrolar uma corda nela e permitir que seu gato tenha um novo brinquedo para afiar suas unhas? Ou mesmo as caixas de papelão que estão sem uso, o seu gatinho passará horas se divertindo, brincando de entrar e sair da caixinha.

ambientes-estimulantes

Invista em brinquedos que simulem presas

Caçadores por natureza, os gatos gostam muito de se divertir com brinquedos que remetem às suas presas naturais. Por isso, é super legal espalhar pela casa alguns desses objetos, assim você estimula a diversão do seu bichano e ainda faz com que ele precise se movimentar de um lugar até o outro para buscar esses brinquedinhos. Uma boa dica é: amarrar esses brinquedos em móveis fixos, como pé da mesa (e com um barbante de extensão razoável), para que os gatos não possam arrastá-los para outros locais da casa.

ambientes-estimulantes

Pense estrategicamente nos locais para comer e dormir

Gatos preferem locais de descanso secos, quentes e protegidos. Por isso, na hora de pensar em onde colocar a caminha do seu pet, lembre-se de buscar um espaço tranquilo e com uma vista razoável para o ambiente. Lembre-se: eles também preferem locais mais altos para dormir. A questão da tranquilidade também se aplica para os locais de refeição, não pode ser um espaço muito movimentado. No que se refere à água, gatos preferem água corrente, então – sempre que possível – invista em bebedouros para felinos que mantenham a água em constante agitação.

ambientes-estimulantes

Brinquedos nas alturas

Amarrar os brinquedos do seu gato em um local alto, faz com que ele precise de mais esforço para alcançá-lo. Desse modo, na busca por sua diversão, o pet vai precisar se exercitar um pouco até conquistar seu objetivo. Você pode fazer isso com utensílios felinos comprados em Pet Shop, ou mesmo com alternativas caseiras, como uma bolinha de lã.

ambientes-estimulantes

Ambientes estimulantes para cães

Cachorros têm muita energia e disposição para gastar ao decorrer do dia. Lembre-se: os cães são descendentes naturais dos lobos e, por isso, seus hábitos instintivos costumam ser correr e caçar. Por meio do enriquecimento ambiental, a vida do seu pet dentro de casa pode ser mais feliz e, consequentemente, oferecer mais qualidade de vida para ele. E como tutor, com um pouco de dedicação, você pode promover essa mudança para o bem. Dá uma olhada nas dicas que preparamos:

Compre brinquedos de roer

Se tem uma coisa que os cachorros gostam, essa coisa é mastigar objetos. Para isso, uma boa alternativa que temos para enriquecer o ambiente dos nossos peludos, é apostar em ossos naturais ou de nylon rígido, brinquedos e cordas que possam ser mordidos e mastigados por nossos pets. Eles ficam entretidos, espanta o tédio e ainda exercita um dos seus instintos naturais, que é justamente morder e afiar os dentes. Para os animais de grande porte, uma ótima dica é oferecer para ele o coco verde, após tomar sua água.

ambientes-estimulantes

Lanches divertidos

Em vez de colocar todas as refeições do seu pet em um recipiente adequado para isso, que tal estimulá-lo a ir atrás do alimento? Você pode esconder pela casa alguns petiscos e lanches que atraiam o olfato do seu cão. Quanto mais difícil o esconderijo, mais entretido o seu cão ficará enquanto procura por ele. Uma dica caseira para esse tipo de atividade é furar garrafas pets e colocar alguns petiscos dentro dela. Assim o seu pet passará o tempo rolando pela casa, para conseguir liberar os petiscos e saboreá-los.   

ambientes-estimulantes

Chame aumiguinhos

Claro que nossos cães se divertem muito e se sentem amados ao terem contato com os seus tutores, mas é importante que eles também possam interagir e aproveitar o tempo com membros da sua própria espécie. Se o seu cão é filho único, é bacana que eventualmente ele receba a visita de algum aumiguinho. Convide pessoas que tenham cachorros de tamanho semelhante ao do seu, para que eles possam se divertir e exercitar juntos, do jeito que só os cães sabem fazer.ambientes-estimulantes

 

Faça o bem a quem só te faz bem!

Gostou das dicas? Tem mais alguma que gostaria de compartilhar com a gente? Nós que somos apaixonados por pets precisamos trocar experiências e trabalhar juntos para devolver a felicidade que esses animaizinhos proporcionam às nossas vidas. Enriqueça o ambiente para o seu amiguinho peludo e permita que a vida dele junto a sua seja cada vez mais feliz!

Pin It on Pinterest

Share This
×