Cirurgias veterinárias são procedimentos delicados. Geralmente, envolvem a preocupação do paciente e também de todos os que amam essa pessoa, ou animal, no nosso caso! Mas o momento não precisa ser de tensão. Quando você sabe que está contando com uma equipe especializada e com uma boa estrutura, tudo fica mais tranquilo.

Porém, não são apenas os cuidados dos especialistas que fazem a diferença nessas horas. Quando falamos de cirurgia veterinária, sabemos que o sucesso do procedimento também é garantido pelos cuidados pré e pós operatórios, nos quais os tutores dos pets têm grande participação.

E, para que você saiba como ajudar seu pet quando ele passar por uma cirurgia veterinária, este artigo irá trazer todas as informações sobre os cuidados pré e pós-operatórios para os animais de estimação. Vamos lá?

Cirurgia veterinária: cuidados pré-operatórios

Antes de qualquer procedimento cirúrgico, o pet irá passar por uma consulta veterinária para checar se não há nenhuma alteração em seu organismo que possa dificultar ou impedir que a cirurgia seja realizada. Para isso, o veterinário deve solicitar alguns exames, que podem variar dependendo de cada caso.

Se vocês tiver agendado um procedimento aqui no Vet Plus, por exemplo, enviaremos as orientações para o jejum do pet. Geralmente, a restrição hídrica é de no mínimo 6 horas e a restrição alimentar é de 12 horas. Seguir essas restrições à risca é fundamental para garantir a segurança do animal durante a cirurgia. Caso o seu pet acabe escapando do jejum, informe-nos e remarque o procedimento.

No dia da cirurgia, lembre-se de trazer para o Vet Plus a carteirinha de vacinação do seu pet, os resultados dos exames que foram solicitados para o procedimento e também as receitas ou caixas de remédios – caso o seu pet esteja ingerindo alguma medicação!

Cirurgia veterinária: cuidados pós-operatórios

Logo após a cirurgia, o atendimento e o monitoramento necessários para assegurar a recuperação do seu pet ficam por nossa conta. Mas são os cuidados e a atenção do tutor na volta para casa que fazem toda a diferença para o sucesso completo do procedimento.

Geralmente, em casos de cirurgias mais invasivas, os pets ficam internados por pelo menos 24 horas após a operação. Esse cuidado é importante para prevenir hemorragias e outras complicações. Já em casos de procedimentos mais simples – como a castração – o pet já pode voltar para casa no mesmo dia.

Devido à anestesia, é comum que os animais fiquem sonolentos, abatidos e talvez até confusos depois da cirurgia. O grau desses sintomas pode variar dependendo de alguns fatores: o anestésico utilizado, o tipo de cirurgia e a idade do pet. Nesse momento, é importante deixar seu companheiro descansar para que possa se recuperar.

O primeiro cuidado que você precisa levar em conta é seguir à risca as orientações do veterinário sobre os remédios necessários para o pós-operatório. Os medicamentos mais comuns são os antibióticos, que evitam infecções, e os analgésicos, que impedem o animal de sentir dor. Em hipótese alguma medique o seu pet por conta própria. Se estiver achando que o seu amigo não está bem, comunique-nos com urgência!

Outros cuidados fundamentais são: manter o seu pet em um local limpo e evitar que ele mexa nos pontos cirúrgicos. Nem sempre o animal irá precisar do colar elizabetano (aquele parecido com um abajur), pois em muitos casos uma roupinha especial já impede que os pontos sejam lambidos ou coçados. É importante evitar isso, pois infecções podem acontecer. Os sinais de problemas são inchaço, pus e vermelhidão ao redor dos pontos. Em casos mais graves, se o pet conseguir arrebentar algum ponto antes da cicatrização, traga-o com urgência para o Vet Plus Hospital Veterinário.

O centro cirúrgico do VetPlus

Aqui no Vet Plus temos uma estrutura completa para cuidar da saúde do seu companheiro. Nossas cirurgias são realizadas por uma equipe especializada, formada por cirurgiões e anestesistas. E os nossos procedimentos incluem um controle rigoroso de esterilização em todos os processos do ato cirúrgico.

Como diferencial, temos a possibilidade do tutor acompanhar todo o procedimento cirúrgico do seu pet em nosso auditório, por imagens do centro cirúrgico transmitidas em tempo real.

Gostou do artigo? Então assine nossa newsletter para receber em primeira mão todo o conteúdo sobre saúde dos pets: LINK NEWS

Pin It on Pinterest

Share This