Ao levar um amiguinho peludo e de quatro patas para a sua casa, você estará assumindo a responsabilidade com cuidados básicos para a qualidade de vida desse pet. Os gatos, principalmente, têm algumas necessidades específicas que precisam ser levadas em considerações por seus donos. Cuidar de um gatinho não é um bicho de sete cabeças – ou de sete vidas, mas também não é tão simples quanto deixá-lo em casa e apenas alimentá-lo.

A gente separou algumas dicas e cuidados especiais que vão te ajudar a entender melhor os comportamentos e necessidades do seu bichano:

1. Dê atenção e carinho

Parece simples, mas é comum que as pessoas acreditem que o gato é um animal independente e, por isso, não requer tanta atenção quanto outros pets, como cães. Isso é um mito! Os felinos também gostam – e precisam – da interação com seus donos. Reserve um tempo do seu dia para brincar com ele, interagir e conversar. Além de fortalecer os laços entre vocês, passará a sensação de segurança para o seu pet.

2. Não o mantenha preso

As pessoas costumam ter dúvidas a respeito de manterem ou não seus gatos presos e, nesse sentido, é importante compreender que um gato solto não fica completamente solto. Eles precisam do espaço deles para explorarem o mundo e terem sua liberdade, mas também têm consciência de suas casas e para onde devem voltar. Dê espaço ao seu bichano, gatos presos tendem a ficar estressados. Porém, para garantir mais segurança aos passeios do seu pet, é recomendável colocar uma coleira com identificação nele.

3. Mantenha a vacinação em dia

Manter seu pet sempre em dia com a vacinação é essencial, independente de qual seja o animal. No caso dos gatos, por eles gostarem de passear e terem sua liberdade preservada, isso torna-se ainda mais importante, uma vez que ao saírem do ambiente doméstico ficam mais expostos à doenças.

4. Deixe a ração e cama do seu gato em um local fixo

Por mais que gatos prezem por sua liberdade e gostem de movimento, quando se trata de sua comida ou cama eles preferem um local fixo. Eles são animais muito higiênicos e não gostam de viver em meio à sujeira, por isso atente-se para a limpeza das tigelas de comida e água e caminha dele com frequência.

5. Escove-o com frequência

Os gatos têm o hábito de lamber seus pêlos para se manterem limpos e por isso podem ter problemas de saúde ocasionados por engolirem bolas de pêlo. Para evitar que isso aconteça você pode criar uma rotina de escovação para ele – de dois em dois dias, por exemplo.

Cuidar bem de um gatinho é uma grande responsabilidade. Eles vão precisar de atenção, carinho e cuidados especiais para viverem bem e saudáveis. Um gato em casa é uma felicidade cheia de pêlos, que anda sobre quatro patas e faz miau. Cuide bem do seu pet e certamente vocês terão ainda mais momentos de diversão e amizade juntos!

Pin It on Pinterest

Share This