Os cuidados com a saúde e bem-estar dos nossos amiguinhos peludos felizmente estão cada vez mais inseridos dentro dos desenvolvimentos tecnológicos. Aliados ao conhecimento de profissionais especializados na área, os equipamentos de tecnologia de ponta são facilitadores poderosos na hora de diagnosticar e tratar problemas de saúde que podem comprometer a qualidade de vida dos nossos companheiros de quatro patas. 

E ter essa certeza, contribui para que nós, os tutores e tutoras, também fiquemos mais tranquilos a respeito da forma como nossos pets são tratados e cuidados em suas visitas aos hospitais veterinários. Afinal, muitas vezes vemos em nossos cães e gatos membros da nossa família e queremos que sejam tratados com todo o cuidado e respeito necessários para o bem-estar deles. Desde situações rotineiras, como banho e tosa, até exames mais complexos, como é o caso do ecocardiograma em pets, buscamos sempre o melhor atendimento possível.

E para tranquilizar você a respeito do ecocardiograma em cães e gatos, nós preparamos este conteúdo super bacana para explicar a importância do exame, de qual forma ele contribui com a saúde dos pets e também como ele é realizado aqui no Vet Plus. Confira!

O que é o ecocardiograma em pets?

O ecocardiograma em cães e gatos é um exame que utiliza ondas sonoras refletidas (eco) para obter a imagem do coração e suas estruturas. Além do ecocardiograma, uma série de outros testes e exames pode ser utilizado para auxiliar o médico veterinário em seu trabalho, de acordo com o que ele achar necessário.

O ecocardiograma em gatos e cães, também conhecido como ecocardiografia, consiste em um exame ultrassonográfico, não invasivo, recomendado para obter imagens do coração e suas estruturas. Pode ser usado para medir o tamanho do coração em situações de risco e também avaliar sua condição fisiológica.

Assim como acontece com a gente, seres humanos, os pets também precisam de atenção especial no caso de doenças cardíacas e é aí que os profissionais da medicina veterinária usarão de diversos exames que são comuns para as pessoas, mas que também fazem total diferença para garantir a saúde e bem-estar dos nossos amiguinhos de quatro patas.

A ecocardiografia (como é conhecida a ultrassonografia do coração) permite a avaliação segura e não invasiva do paciente cardíaco com mínimo estresse. Em situações de alto risco, a ecocardiografia pode ser usada para medir o tamanho do coração, fornecer imagens tomográficas em tempo real e, com a utilização do Doppler, avaliar a condição fisiológica do coração. O clínico é informado da anatomia espacial cardíaca e sua função, de forma não invasiva.

Tanto um aumento simétrico quanto assimétrico são reconhecidos, o tecido mole pode ser distinguido do líquido, e formações neoplásicas podem ser visibilizadas. Ah, e outro ponto  que demonstra a importância do ecocardiograma em pets, é a possibilidade de avaliar o movimento cardíaco em relação às estruturas extra-cardíacas.

Assim, o ecocardiograma é especialmente recomendado para avaliação interna das estruturas cardíacas, avaliação da função, tamanho, lesões valvulares, defeitos em sua morfologia, presença de shunts, anormalidades miocárdicas, presença de massas, efusões, estenoses, avaliação de fluxo sanguíneo, movimentação e função miocárdica.

Quais são as indicações para se fazer um ecocardiograma em pets?

Antes de mais nada, é importante ressaltarmos que apenas um médico ou médica veterinária pode solicitar este tipo de exame. Isto acontecerá em casos nos quais haja necessidade de:

  • Avaliação de pacientes com suspeita de cardiopatia (doença cardíaca)
  • Identificar a causa de uma cardiomegalia (aumento do coração) detectada pelo eletrocardiograma ou radiografia, diferenciando a dilatação de hipertrofia (aumento da musculatura cardíaca)
  • Avaliar pacientes com sons questionáveis à auscultação cardiopulmonar
  • Identificar a progressão da afecção cardíaca e sua terapia
  • Avaliar a função ventricular esquerda quantitativamente e mensurações
  • Identificar efusões (derrames de líquido) pericárdicas, pleurais, massas pericárdicas e tumores cardíacos, e corpos estranhos perfurantes
  • Observação do pulmão, massas mediastinais e hérnias diafragmáticas
  • Doenças cardíacas congênitas
  • Avaliação cardíaca pré-operatória

Uma curiosidade interessante é que não há necessidade de sedação do animal para se realizar o exame.

Vamos cuidar do coração do seu peludo?

Para que você possa garantir saúde e bem-estar ao coração desses serzinhos que fazem tão  bem para nós, é muito importante garantir que eles recebam acompanhamento veterinário apropriado. Agende consultas periódicas aqui no Vet Plus e permita que nossos profissionais acompanhem o crescimento e desenvolvimento dos seus pets. Desta forma, em caso de necessidades, a ajuda necessária já estará pronta para agir com muito cuidado e respeito ao seu melhor amigo. 

Os agendamentos podem ser realizados pelos telefones 3026-5599 e 98861-1125, ou através do site bit.ly/PreAgendamentoDeConsultas

Pin It on Pinterest

Share This
×