Quantos aniversários o seu pet já fez? Se ele for um gato que passou do oitavo ano de vida, então a sua família tem um idoso em casa. E se ele for um cão, vai depender do porte. Raças pequenas chegam à terceira idade a partir de sete ou oito anos. Já as maiores, a partir dos cinco.

Assim como acontece conosco, a chegada da idade traz algumas mudanças ao organismo dos pets e exige que tenhamos certos cuidados extras com eles. Mas, graças ao avanço da medicina veterinária, a velhice não é mais uma barreira para a qualidade de vida dos nossos companheiros.

E, para que você ajude seu melhor amigo a ter uma velhice saudável, preparamos dois infográficos completos sobre a terceira idade canina e felina. Com esses materiais em mãos, você vai desvendar o que acontece no organismo do seu pet com o decorrer dos anos e também aprender dicas para cuidar dele direitinho nessa fase da vida. Quer um gostinho desses conteúdos? Então acompanhe o artigo!

 

Semelhanças entre cães e gatos idosos

Uma das coisas que os cães e gatos têm em comum com o passar da idade é a perda de brilho e de espessura da pelagem. Nos felinos, o sistema digestivo enfraquecido torna mais difícil a absorção das vitaminas A, D e E, o que pode deixar os pelos do felino menos fortes e brilhantes. E nos cães, é comum que os pelos fiquem mais fininhos e grisalhos, principalmente ao redor dos olhos e do focinho.

 

Diferenças entre cães e gatos idosos

Uma das maiores diferenças entre essas duas espécies está ligada a mudanças no peso quando a velhice chega. E agora, quem engorda e quem emagrece? Confira a resposta:

Em gatos idosos, a perda de peso costuma acontecer como um reflexo do enfraquecimento do sistema digestivo e da consequente dificuldade em digerir gorduras. Por isso, ficar de olho na nutrição correta dos felinos é fundamental!

Já nos cães, o envelhecimento traz alterações no metabolismo e a necessidade energética diminui. Sendo assim, não se pode alimentar um cachorro idoso com a mesma quantidade de ração que ele recebia quando adulto. Esse hábito gera um dos principais problemas de saúde para os velhinhos: a obesidade.

 

Cuidados com pets idosos

Em nossos infográficos, você também vai conferir dicas importantes sobre os cuidados especiais que fazem toda a diferença na saúde dos pets idosos.

O que você vai aprender:

  • Com a idade o organismo do seu animal passa por muitas mudanças e perde um pouco a eficiência. Saiba como prevenir possíveis problemas em cães e em gatos idosos
  • Conheça as necessidades nutricionais do seu companheiro na terceira idade
  • Saiba como estimular a mente e o corpo do seu pet e proporcione uma vida mais saudável e ativa para ele
  • Descubra com que frequência fazer exames de rotina para acompanhar como está a saúde do seu companheiro

Em nossos infográficos, você também vai conferir dicas importantes sobre os cuidados especiais que fazem toda a diferença na saúde dos pets idosos

Baixe gratuitamente o infográfico completo sobre os cuidados com cães idosos ou sobre cuidados com gatos idosos

Pin It on Pinterest

Share This