A castração de cães e gatos ainda é cercada de muitos preconceitos por parte dos donos. No entanto, isso precisa ser deixado de lado, já que a qualidade de vida do seu melhor amigo pode depender disso. Justamente por ser algo tão importante e recomendado por todos os veterinários do mundo é que nós, do Vet Plus Hospital Veterinário, vamos “desestabilizar” o assunto, vem com a gente.

Prevenção

Exames de rotina sempre são recomendados para prevenir a doença. Tumores benignos possuem sintomas parecidos ao tumor da próstata e cães não castrados são mais propensos a desenvolvê-los. Por isso, a castração é importante inclusive para prevenir infecções e tumores benignos.

Estima-se que 75% dos cães adultos não castrados vão desenvolver tumores benignos chamados de Hiperplasia Prostática Benigna que tem sintomas semelhantes ao tumor da próstata.

Tratamento

Assim como em homens, o tratamento é baseado em quimioterapia e cuidados que atenuam as dores e desconfortos. Para isso, o uso de medicação e cuidados com a alimentação é de grande relevância. Devido à dificuldade em defecar, às vezes o uso de laxantes é recomendável. Os efeitos colaterais da quimioterapia não são intensos como nos humanos, os animais tendem a aceitar melhor a mediação. Não é comum suspender um tratamento por efeitos colaterais severos.

Em casos de suspeita de câncer, independente de sua origem, não se deve esperar e o veterinário precisa ser acionado rapidamente, pois o tempo e o diagnóstico precoce são essenciais para um tratamento eficiente para garantir boa qualidade de vida aos pets.

A importância da castração de cães e gatos

A castração é considerada a forma mais eficaz para o controle populacional dos animais. Você sabia que em um espaço de 10 anos um casal de animais pode gerar mais de 80 milhões de filhos, netos e bisnetos? Isso tudo considerando que grande parte dos filhotes também acaba morrendo nesse processo.

Além de evitar o aumento de animais abandonados, castrar também é um ato de amor pelo seu melhor amigo, diminuindo as chances de desenvolvimento de tumores e aumentando a expectativa de vida.

Os números não mentem

A castração previne diversas doenças. Além disso, castrar também diminui a quase zero a possibilidade de contrair qualquer tipo de doença no sistema reprodutor também do macho.

Veja os principais benefícios físicos da castração animal:

  • Evita a hiperplasia da próstata nos machos (aumento da próstata de forma diferenciada)
  • Impede a ocorrência de tumores nos testículos
  • As fugas diminuem de forma significativa
  • Demarcação de território são resolvidas e machos deixam de fazer xixi por todos os locais que passam (os móveis da sua casa agradecem!)
  • Agressividade diminui

Quer saber mais sobre como cuidar do seu pet?

Nem sempre é fácil entender os sintomas ou saber como proceder em casos que nossos pets apresentam comportamentos que fogem do normal. Pensando nisso, a gente preparou um infográfico com informações importantes sobre o câncer de próstata, como entender sinais e oferecer os primeiros cuidados. Acesse e confira.

Ah, e se quiser agendar uma castração e aproveitar o Novembro Azul para garantir um presentão do Vet Plus, é só clicar aqui e aproveitar!

Pin It on Pinterest

Share This