Com o avanço da tecnologia, novas formas de cuidado estão disponíveis também para animais, como é o caso da oftalmologia veterinária, área que cuida da visão dos nossos pets.
Muitas vezes, problemas oculares podem aparecer e prejudicar o dia a dia do seu pet, caso não sejam acompanhados e tratados de perto. Por essa razão, deixamos aqui algumas orientações que podem auxiliar você a perceber algumas dessas possibilidades e reforçamos que agora, no Vet Plus, contamos com a presença de uma especialista no assunto, a médica veterinária Camila Baruel.
Olha só:
Sintomas
Qualquer cão, gato e até pets exóticos podem manifestar problemas oculares, mas algumas raças, como os braquicefálicos, têm mais predisposição. Confira alguns sintomas para identificar que algo não vai bem com o seu amigo:
- Secreção
- Vermelhidão nos olhos
- Dificuldade para enxergar
- Falta de resposta aos estímulos
- Ficar de olhos fechados por muito tempo
- Piscar muitas vezes
- Alteração no tamanho e cor dos olhos
- Lacrimejamento excessivo
Se você perceber esses sintomas no seu cão ou gato, é indicada a consulta com um oftalmologista veterinário!
Exames e tratamentos da oftalmologia veterinária
O diagnóstico de qualquer doença só pode ser feito depois de uma consulta com um especialista da área. Sendo identificado o problema oftalmológico do pet, os tratamentos podem ser baseados em remédios, colírios, pomadas e até mesmo cirurgias oculares. Entre os exames que podem ser feitos, listamos alguns para o seu conhecimento:
Tonometria
Exame que mede pelo tonômetro a pressão intraocular que pode ser alterada caso exista alguma doença nos olhos, principalmente o glaucoma. Para esse tipo de exame não é necessário nenhum preparo anterior, somente é aplicada a anestesia em gotas na região da córnea, pois o equipamento é posicionado nessa área a fim de observar a pressão pelo achatamento na córnea.
Fundoscopia
A fundoscopia, ou exame de fundo de olho, é responsável por observar possíveis alterações de retina e visão. Nesse exame é realizada uma análise em toda a área da retina, membrana que possibilita a leitura de imagens, e no nervo óptico, responsável por captar informações.
Teste de fluoresceína
Neste exame um corante alaranjado é colocado na córnea do pet para investigar a presença de uma possível lesão, usado para evidenciar as famosas úlceras de córnea.
Biomicroscopia ocular
A biomicroscopia ocular por lâmpada de fenda é um exame que busca avaliar a área frontal do olho, por meio de um microscópio com até 16 vezes de aumento que utiliza uma luz em formato de fenda. Essa avaliação permite examinar áreas pequenas e facilita a observação da córnea, pálpebra e cristalino, evidenciando lesão microscópicas que não podem ser observada a olho nu.
Teste de Schirmer
No Teste de Schirmer, a avaliação é feita a partir da produção de lágrimas do pet, sendo usado principalmente em doenças como a ceratoconjuntivite seca. No processo é colocado a ponta da fita na área ocular do paciente para verificar a produção das lágrimas, não há nenhum tipo de dor, somente um pouco de incômodo.
Principais doenças
As doenças oculares que mais afetam cães e gatos variam entre pequenos problemas até doenças mais graves, que só podem ser revertidas com tratamentos periódicos. Além disso, o quadro clínico varia de organismo em organismo, pois há algumas doenças que podem ser mais leves em alguns pets do que em outros, enquanto algumas podem levar até mesmo a uma série de agravantes, como a própria cegueira, em casos mais extremos. Conheça as principais:
Glaucoma
Em casos de glaucoma, há um aumento na pressão intraocular – pressão normal no olho – e, por consequência, a desenvoltura dessa doença. Entre as causas de glaucoma destacamos a probabilidade hereditária e surgimento a partir do resultado de outras doenças que alteram o líquido intraocular e afetam a pressão. Nesse tipo de doença, normalmente o tratamento é feito por medicamentos que tiram o desconforto e voltam a pressão ao normal. Acomete principalmente raças como: Cocker Spaniel, Basset Hound, Labradores, Golden Retriever, Welsh Terrier, Husky Siberiano, Samoyeda, Akita.
Úlcera de córnea
Nos pets, a úlcera de córnea é normalmente causada por arranhões, batidas e até mesmo infecções. A córnea corresponde a camada transparente do olho, que protege a região e também tem como função focar as primeiras ondas de luz. Em casos mais leves, o tratamento pode ser feito a base de colírio e nos mais graves até um procedimento cirúrgico. Muito comum em raças braquicefálicas, como: Pug, Shih Tzu, Lhasa Apso, Boxer, Bulldog, Boston, Pêquines. Ceratoconjuntivite seca
A ceratoconjuntivite seca é uma doença que afeta principalmente animais idosos, mas em alguns casos pode vir de nascença e ir se manifestando ao longo dos anos ou em decorrência de outros problemas. A síndrome do olho seco é reconhecida como uma doença em que o próprio organismo afeta as glândulas oculares, causando a inflamação e ressecamento da córnea. Caso não ocorra o tratamento adequado o animal pode ficar cego permanentemente.
A catarata afeta o cristalino do olho, que funciona como uma lente responsável pelo foco da visão. Pode ser causada hereditariamente, por inflamação ou até mesmo doenças como diabetes. Nesse tipo de doença, é notório o clareamento nos olhos dos pets por um embranquecimento que se não tratado pode ser fatal.
Conjuntivite
É uma inflamação na área dos olhos que causa irritação e vermelhidão. A conjuntivite afeta principalmente a mucosa das pálpebras região que protege a área dos olhos, ela pode ser causada por contato com a poluição e infecções. O tratamento é feito por colírios e quando mais grave com antibióticos.
Como prevenir problemas oculares
Mesmo com todo cuidado algumas doenças oculares podem afetar nossos pets por fatores como idade, predisposição hereditária e outros que não podemos interferir, o que conseguimos fazer é agir na prevenção dessas doenças. Então, lembre sempre de manter o check up do seu amigo em dia e observar seu comportamento, afinal, conseguimos perceber quando não estão em um dia tão legal. E, por último, não esqueça da higiene principalmente em áreas próximas aos olhos com produtos que não irritem caso caiam no olho, mantendo a higiene constante dessa região você irá observar rapidamente quando ocorrer alguma alteração nos olhinhos do seu pet..
Conheça nossos serviços de oftalmologia veterinária
Notou algo de diferente no olho do seu pet? Todo sinal é válido para que você o traga para realizar exames oftalmológicos. Além disso, essas doenças muitas vezes se manifestam ao longo dos anos e no início podem ser silenciosas, o que faz com que algumas situações se agravem e a gente nem perceba. Agora, o Vet Plus oferece a especialidade de oftalmologia veterinária, para o seu pet que permanece 24h por dia de portas abertas para você!
Queremos garantir o melhor para você o seu pet!
Para agendar um atendimento, você pode entrar em contato pelo telefone (47) 3026-5599, WhatsApp (47) 9 9158-5501 ou pré-agendar aqui.
Comentários