A verdade sobre o procedimento simples que promove a saúde do animal e ainda gera economia para os donos
Há muita controvérsia sobre castrar ou não os gatos e cães, e histórias descabidas de que a castração prejudica a vida do animal. Quando se decide por castrá-los, também há confusão a respeito de quando ou como isso deve ser feito. Se fosse realizado regularmente, o procedimento evitaria o sofrimento de milhões de animais que passam fome e sede nas ruas do país. Mas os mitos de que castrar é prejudicial caem por terra, um a um, quando se busca informação com quem entende do assunto.
A castração é um procedimento cirúrgico realizado, sobretudo, para impedir a reprodução descontrolada. Nas fêmeas ela consiste na retirada do útero, trompas e ovários. Nos machos, o procedimento se dá com a remoção dos testículos. Depois de uma anestesia geral, faz-se uma cirurgia simples, que não necessita internação. A recuperação do animal se dá em torno de sete dias. As vantagens vão do aumento no tempo de vida até a diminuição do risco de doenças nas vias uterinas, câncer de mama, útero, próstata e testículos.
Mito #1 – Animais castrados são infelizes por não darem cria
O animal feliz é aquele bem alimentado, que se exercita com frequência e não vive preso. A interação dele com o resto do mundo, pessoas e outros animais é muito importante.
Mito #2 – Gatos e cachorros precisam dar cria antes da castração
Não há nexo científico. Castrar as fêmeas antes do primeiro cio beneficia muito a saúde do animal¹. As estatísticas mostram que 99% das cadelas castradas não desenvolvem câncer de mama. De acordo com um estudo feito em 2005, publicado no Journal of Veterinary Internal Medicine, jornal oficial do American College of Veterinary Internal Medicine, European College of Veterinary Internal Medicine, a incidência de câncer de mama em gatas é reduzida em 91% quando são castradas antes dos seis meses de vida. Recomenda-se castrar também os machos o mais cedo possível.
Mito #3 – Animais precisam de relação sexual para serem felizes
Diferentemente do que acontece entre os humanos, o desejo sexual entre cães e gatos é induzido somente pelos hormônios e odor das fêmeas no cio. Em realidade, os animais não castrados são os que sofrem por não poderem ‘copular’, uma vez que não reagem a esses estímulos.
Os animais não castrados são os que sofrem por falta de relação sexual. Os castrados não têm esse instinto
Mito #4 – Castrar engorda e deixa o bicho preguiçoso
É verdade que a cirurgia pode alterar sensivelmente o metabolismo de alguns animais. Mas isso pode ser resolvido com uma melhor oferta dos alimentos ao pet. Controlar melhor a alimentação de animais castrados é algo irrelevante diante dos benefícios de saúde e bem-estar proporcionados pela esterilização. O animal fica mais calmo depois da castração, o que não pode ser confundido com preguiça. Cabe ao dono promover atividades com o pet.
Mito #5 – Animais de rua não têm a ver com as crias do meu pet
Ninguém garante que o seu animal não castrado não possa fugir e cruzar na rua, fazendo aumentar o número de indivíduos abandonados. Os filhotes podem ir parar nas mãos de gente irresponsável que pode abandoná-los.
O comportamento agressivo de alguns animais pode melhorar bastante com a castração
Benefícios da castração
Com a castração, os cães e gatos machos já não sentem a mesma necessidade de marcar território com urina (o que deixa em pânico muitos donos de pets de apartamento). A tendência é de que o animal fique mais dócil e o comportamento agressivo de alguns indivíduos pode melhorar muito. Os problemas de próstata são reduzidos em grande escala e o câncer de testículo é prevenido 100% com a castração. Outro benefício da castração nos gatos machos é que eles ficam mais caseiros, evitando acidentes como atropelamentos, intoxicações e brigas com outros machos.
Entre as fêmeas também há ótimos benefícios, como o fim da vulnerabilidade a infecções uterinas, a piometra, visto que o aparelho reprodutor é removido durante o procedimento cirúrgico. Uma vez que as fêmeas não entram mais no cio, seus tutores ou cuidadores não precisam mais lidar com o sangramento e também com o assédio de machos durante os passeios.
Se o seu pet ainda não foi castrado, clique aqui e marque uma consulta no Vet Plus – Hospital Veterinário. Nossos profissionais irão orientá-lo sobre como e quando proceder quanto à castração. O Vet Plus – Hospital Veterinário é um centro de referência em animais de companhia, com atendimento 24 horas. Será um prazer receber você e seu melhor amigo.
__
¹ Animais (machos e fêmeas) de grande porte (acima de 30 kg) têm indicação clínica de aguardar o primeiro cio (ou a puberdade, no caso dos machos), para só então fazer a castração. Procure o Vet Plus para uma orientação completa.
Comentários