Imagine uma situação em que você está esperando por uma oportunidade de ser amado e acolhido por alguém. Essa é a situação de milhares de pets adultos que vivem em abrigos ou nas ruas, na esperança de ganharem a chance de preencher e dedicar seu amor a um tutor. Eles só precisam de uma pessoa que enxergue e abrace os motivos para adotar um pet adulto. Mas nem todo mundo está disposto a dar essa chance.

Diga não aos maus-tratos e abandono de animais

Ao pensar em adotar um novo membro de quatro patas para a sua família, as pessoas costumam preferir os filhotes, não é mesmo? Eles realmente são muito fofos e enchem nosso coração de felicidade. Mas sabe quem mais pode ser extremamente adorável e também nos preencher com as melhores emoções? Os pets adultos. E não existe apenas um motivo para adotar um pet adulto, existem vários! E nós vamos compartilhar alguns com você. Olha só:

Pets adultos também aprendem e são adaptáveis

Um dos principais mitos que dificulta a adoção de pets adultos é que eles já têm comportamentos viciados e não estão mais aptos a aprender comandos e disciplina. Isso não é verdade. Pelo contrário: eles aprendem mais facilmente, uma vez que já estão socializados. 

Devido ao contato com outras pessoas e animais, eles já têm tendência a manter um bom relacionamento com os outros. Isso também contribui muito para o controle do medo e da agressividade do pet. Apesar de já terem uma personalidade formada, eles também são aptos a aprenderem novas ações a partir de exemplos e treinamentos.  

Eles são perfeitamente habilitados para compreenderem reforços positivos (como receber um petisco a cada boa atitude), sem o excesso de energia (hiperatividade) de um pet filhote. 

E sobre a adaptação: ela tende a ser mais rápida e mais tranquila do que para um filhote. Afinal, os pets adultos já conhecem outras realidades e experimentaram situações de desprendimento antes, por essa razão, costumam reagir mais pacificamente aos novos ambientes e interações. 

Sua casa e móveis não estarão em risco constante!

Sabe aquela inquietação e hiperatividade que é típica de filhotes e que, por vezes, acaba com um sofá destruído, louça quebrada e roupas rasgadas? Não é uma característica de pets adultos! 

Ao atingirem a maturidade, os pets também perdem certos hábitos e tendem a um comportamento menos agitado. Os dentinhos e garras não estão mais em fase de crescimento e não precisam mais dos seus móveis como cobaias para seu desenvolvimento. Os pets adultos normalmente preferem a tranquilidade e focam em seus brinquedos específicos em vez da mobília da casa. 

Family on a video calling using digital tablet at home

O pet que você conhecer, é o pet que você vai conviver

Ao contrário dos filhotes, que estão em processo de formação de personalidade e tamanho conforme crescem, os pets adultos já têm essas características bem definidas. Ou seja: você já saberá qual tamanho ele terá e também terá uma ótima noção da forma como ele irá se comportar no dia a dia. 

E uma grande vantagem do processo de adoção responsável é que você pode trocar ideias com os atuais cuidadores do peludo. Assim é possível descobrir se ele é calmo ou não, se gosta ou não de atividades físicas, de interagir com pessoas, brincar… Com tamanho consolidado e a personalidade formada, fica mais fácil de perceber qual pet tem as características que você procura para encaixar na sua casa, rotina e coração.

Eles entendem que foram adotados e ficam gratos por isso

Os pets adultos entendem sua realidade muito melhor do que a gente imagina. Por essa razão, ao serem adotados por uma nova família, eles percebem as mudanças positivas em sua rotina e ficam extremamente agradecidos por elas. 

Isso acontece porque em vários casos os pets adultos já vivenciaram experiências de fome, abandono, frio e solidão. E ao reconhecerem que suas vidas mudaram para melhor, eles expressam em forma de carinho e dedicação a gratidão que sentem por seus tutores. 

Saiba como ajudar animais de rua

Pets adultos têm muito amor para oferecer

Toda adoção responsável de pets é baseada em um sentimento: o amor. E assim como os mais novinhos, os pets adultos também podem oferecer esse sentimento aos seus tutores. Eles são fiéis e amorosos, além de serem cheios de disposição para interagir e conviver com os humanos à sua volta. 

Eles também podem acordar você com lambeijos, dar aquela recepção especial e animada quando você chega em casa e, inclusive, surpreender você com todo carinho e atenção que podem lhe oferecer.

Dica de ouro 

Ao adotar um pet, seja adulto ou filhote, procure compreender a situação de vacinação e saúde do animal. É fundamental esse cuidado para garantir o bem-estar e qualidade de vida do pet. E conte sempre com a equipe de profissionais do Vet Plus para oferecer todo o suporte necessário durante esse processo. 

Todo pet é amor!

Se você leu todos os motivos para adotar um pet adulto que a gente listou até aqui, a gente tem mais um: independentemente de ser filhote ou adulto, todo pet é amor e merece uma chance para expressar e receber carinho e atenção aos seus tutores.  

Por isso, ao adotar, faça isso de forma responsável e abra o seu coração para os pets adultos. Com certeza eles estão com o coraçãozinho deles aberto para uma nova chance de serem felizes e fazerem pessoas felizes! 

Caso o seu pet já tenha passado do oitavo aniversário, confira esses materiais que desenvolvemos para ajudar você no cuidado do seu amigo:

Da próxima vez que adotar, lembre-se desses motivos e faça um pet adulto feliz!

Pin It on Pinterest

Share This