Receber um novo animal em casa é sempre uma grande responsabilidade. Os peludos vem acompanhados de muitas mudanças na rotina. Por isso, antes de levar um novo integrante de quatro patas para o seu lar, é fundamental compreender o que é e qual é a importância da adoção responsável de pets. 

Principalmente quando consideramos que em épocas como o final e início de ano os Centros de Controle de Zoonoses (CCZ), assim como as ONGs de proteção animal, costumam ficar sobrecarregados com a chegada de bichinhos desabrigados. O motivo? Ainda existem pessoas que tratam os pets como descartáveis e, devido às férias, abandonam os animais para não precisar levá-los durante suas viagens. 

Leia mais sobre viagem com pets

Ah, mas não é só isso! Outra causa que motiva o abandono é o fato de que alguns pets podem ser oferecidos como presentes de Natal e, como demandam muitos cuidados e compromissos dos seus novos tutores (que não estão dispostos/preparados para essa responsabilidade) são abandonados.

Por essa razão, em apoio a campanha do Dezembro Verde contra os maus-tratos e abandono de animais, preparamos algumas dicas sobre adoção responsável de pets. Olha só:

Você tem certeza que quer adotar um pet?

Parece óbvio, mas é fundamental reforçar que o processo de adoção responsável começa com a certeza de que você e as pessoas que moram contigo querem e estão dispostos a abraçar uma nova rotina a partir da adoção de um peludo.

O processo de adaptação do pet varia de acordo com cada animal. Por isso, é preciso considerar que nem tudo será flores e amores logo de cara. O pet precisa conhecer seu novo ambiente, as pessoas que fazem parte dele e, também, aprender a se relacionar com tudo isso. 

Ao adotar, assumimos o compromisso de respeitar e estimular nosso novo animal a se sentir bem e seguro junto de nós. Ter isso em mente é imprescindível. Ah, uma dica para facilitar esse período é criar ambientes estimulantes para o novo membro da família

Procure um intermediador de confiança

Hoje em dia temos inúmeras possibilidades para encontrar e adotar um animal. Desde grupos em redes sociais até ONGs e abrigos que atuam pelo bem-estar dos peludos e estimulam a adoção responsável de pets.

Nossa dica é: independentemente de onde você procurar seu pet, é importante confirmar a procedência do local e compromisso dos responsáveis com a causa animal. Fortalecer e apoiar esses espaços é uma forma de você também se engajar pela causa.

Caso você encontre-o em um grupo, ou a ONG que foi responsável pela adoção tenha uma página online: deixe um comentário público sobre sua experiência, para motivar e inspirar outras pessoas durante os processos delas.  

Curious and Happy Tricolor Dog with Tongue out

Conheça o pet antes de adotá-lo

Certamente você não deve considerar um peludo como algo descartável. Por essa razão, o passo 3 para a adoção responsável de pets é: conhecer e conviver brevemente com o animal antes de levá-lo para sua casa.

Ao optar por grupos e ONGs responsáveis, você contará com o apoio e suporte dos cuidadores e voluntários durante todo o processo. E é essa abertura que permitirá que você conviva e compreenda qual animal tem características mais compatíveis com você e com a sua casa. 

Nossa dica é: preste muita atenção no comportamento do animal e faça todas as perguntas que vierem a sua cabeça. Por exemplo: questione sobre o temperamento, sobre questões de saúde, como é a relação com outras pessoas e animais… Toda informação é preciosa para garantir uma adoção responsável de pets. E, neste momento, cabe a você garantir que a adoção tenha um desdobramento feliz para você e para o animal.  

Priorize processos de adoção responsável de pets

Claro que o objetivo da adoção responsável de pets é o bem-estar do animal e da família que irá recebê-lo. Mas, para garantir mais segurança, recomendamos que algumas ações sejam colocadas em prática durante o passo a passo. Por exemplo, repare se os cuidadores ou ONGs que estão articulando a adoção do animal irão solicitar dados como: 

  • Documento pessoal
  • Comprovante de residência 

Pode parecer burocrático pra você, mas encare com carinho. Esta é uma forma de assegurar que o novo tutor do pet realmente é alguém disposto a cuidar do animal e com condições para mantê lo. 

Adotou seu pet? Que ótimo: vamos aos cuidados

Chegou a hora de levar seu pet para casa. Por isso, no momento de retirá-lo da guarda dos cuidadores ou ONGs, certifique-se de validar quais vacinas e cuidados o pet já recebeu, para buscar os tratamentos necessários para a saúde do animal. 

Agora ele é um membro da sua família e cabe a você iniciar uma rotina de exames e acompanhamentos especializados para o bem-estar do peludo. 

Vacinas

Este é o cuidado inicial mais básico. As vacinas são imunizações temporárias ou permanentes que são aplicadas para combater principalmente doenças virais e bacterianas. Elas atuam como auxílio para a criação de anticorpos pelo organismo, estimulando o sistema imunológico a ficar preparado para enfrentar doenças antes mesmo dos nossos pets entrarem em contato com os micro-organismos responsáveis por causá-las.

Confira mais informações sobre o procedimento e quais as principais vacinas para cada pet

Filhotes

A adoção responsável de pets pode levar para sua casa um animal adulto, ou um filhotinho. E, no segundo caso, algumas questões precisam da atenção dos tutores. Os filhotes demandam um olhar redobrado nos primeiros meses de vida. E nós também sabemos que os questionamentos nesse momento vão desde qual caminha comprar até qual idade certa para os primeiros procedimentos veterinários.

E nós respondemos estas e outras dúvidas no artigo: CUIDADOS COM FILHOTES: DICAS PARA TUTORES.

Erros comuns

Se você já é tutor de um pet, provavelmente já conhece várias dicas importantes sobre a rotina e cuidado com ele. Mas como informação nunca é demais, nós preparamos também um texto listamos os 9 erros mais comuns que tutores cometem com seus peludos. Vale a pena conferir! 

Conte com o Vet Plus!

A adoção responsável de pets é um ato de amor. Por isso, ao abrir as portas da sua casa e coração para um novo animal, conte sempre com o Vet Plus para garantir os melhores cuidados na vida dele. Com a atenção necessária e cuidados especializados, podemos trabalhar juntos para garantir o melhor cuidado ao seu amiguinho de quatro patas. 

vp_banner-consultas-presenciais-mascotes

Para  agendar um atendimento, você pode entrar em contato pelo telefone (47) 3026-5599, WhatsApp (47) 9 9158-5501 ou pré-agendar aqui.

Pin It on Pinterest

Share This