Você sabia que os cachorros também são impactados pelas nossas férias?

Pois é, a famosa “síndrome pós-férias”, que muitas pessoas sentem quando precisam voltar à rotina normal após um longo período de descanso e relaxamento, também afeta negativamente os bichinhos de estimação.

Afinal, assim como a nossa rotina muda, a deles também e isso pode trazer impactos negativos para os cachorros. Mas, não se preocupe, com algumas mudanças, você pode voltar à rotina com o seu bichinho.

Continue lendo este artigo para entender quais cuidados tomar com o seu cachorro após as férias para que eles se adaptem novamente à rotina.

O que é a síndrome pós-férias e como ela afeta os cachorros?

Para os seres humanos, a síndrome pós-férias é caracterizada por um período depressivo ou ansioso devido ao retorno da rotina normal da qual nos desligamos por um tempo.

Sabe quando voltamos de alguma viagem e nos sentimos muito tristes, sem motivação para voltar ao trabalho ou aos estudos? Pois é, isso pode ser caracterizado como uma síndrome “pós-férias”.

Os cachorros, por outro lado, se sentem mal devido à dificuldade de adaptação ao retorno à rotina normal de forma brusca.

Isso porque, normalmente, a rotina deles também muda neste período, mesmo quando nós não o levamos para viajar.

Assim, existem alguns motivos que podem levar o seu bichinho de estimação a desenvolver essa síndrome, como:

  • Não passar mais tanto tempo com você quando suas obrigações diárias voltam;
  • Não participar mais de tantas atividades (como caminhadas na praia e trilhas);
  • Receber menos estímulos mentais e físicos e, assim, ficar entediado;
  • Fazer menos exercícios físicos.

Se durante as férias, por exemplo, você viajou com seu cachorro e o levou para a praia, ele pode se sentir frustrado ao voltar para casa e para a rotina, visto que existem menos estímulos e menos atividades para fazer.

Mas, mesmo quando eles não viajam conosco, a rotina deles pode acabar mudando se eles ficarem em uma creche para cachorros ou se alguém que não for da família cuidar deles por um tempo.

De qualquer forma, há essa quebra repentina na rotina, que pode levar alguns cachorros a exibirem sintomas da síndrome pós-férias.

Quais são os sintomas dessa síndrome?

Ao voltar para casa após as férias, pode ser que seu cachorro esteja exibindo alguns comportamentos peculiares, dentre eles:

  • Urinar ou defecar dentro de casa;
  • Exigir atenção constantemente;
  • Ficar mais ativo ou nervoso que o normal;
  • Parecer apático;
  • Se recusar a comer.

É importante ficar atento a esses sinais e, caso seu cachorro esteja exibindo algum, procurar um veterinário confiável para avaliar o caso.

Mas também existem algumas dicas que você pode seguir para ajudar o seu cachorrinho a se adaptar melhor à rotina.

Como adaptar seu cachorro à volta da rotina?

Passeie com mais frequência

Uma boa ideia para ajudar seu cachorro nesse período pós-férias é aumentar o número de passeios realizados por dia, para que assim ele se exercite mais e gaste mais energia.

Essa dica serve principalmente para quem utilizou o período de descanso para fazer mais atividades com o seu animal de estimação. Isso porque ele vai continuar se exercitando e não vai sentir uma mudança tão brusca na rotina.

Dessa forma, ele vai se adaptando aos poucos à rotina e as suas necessidades fisiológicas também vão acompanhar esse ritmo, o que evita que ele faça as necessidades dentro de casa.

Dê bastante atenção e amor

Muitos cachorros que sofrem de síndrome pós-férias acabam ficando mais carentes, por isso essa é a hora de você dar bastante atenção e carinho para o seu amigo de quatro patas.

Dar mimos, brincar, fazer um agrado… Tudo isso pode ajudá-lo a lidar com as mudanças e se sentir melhor com a rotina.

Brinque bastante

Para evitar o tédio e a ansiedade é importante que o seu cachorrinho se divirta, mesmo dentro de casa!

Proporcione estímulos no dia a dia e brinque bastante com o seu companheiro de quatro patas, isso com certeza vai fazer ele se sentir melhor e menos ansioso com a mudança de rotina.

Se, mesmo seguindo essas dicas, seu cachorro ainda parecer estar estressado, se recusar a comer ou continuar a fazer suas necessidades dentro de casa, é importante procurar um veterinário. Este profissional vai poder avaliar o seu pet e indicar o melhor tratamento para ele.

Se você está em Joinville, agende uma consulta no Vet Plus pelo telefone (47) 3026-5599, WhatsApp (47) 99158-5501 ou realize o pré-agendamento através deste formulário.

Pin It on Pinterest

Share This