Quem tem um cachorro ou um gato sabe que mantê-los hidratados durante a estação mais quente do ano pode ser um grande desafio. 

Afinal, as altas temperaturas podem trazer muitos riscos para os cachorros e os gatos, causando uma desidratação que pode levar a problemas piores como insolação e hipertermia.

Por isso, é necessário tomar cuidados redobrados com a saúde dos bichinhos durante o verão. 

Continue acompanhando este artigo para ler dicas sobre como manter os pets hidratados nesta estação!

Quais são os perigos da desidratação?

As altas temperaturas do verão podem causar desidratação tanto em seres humanos quanto em  animais. 

Para os pets, a falta de água pode trazer diversos problemas de saúde e, em alguns casos, até mesmo levar à óbito.

Portanto, é importante prestar atenção no seu bichinho de estimação nesta época do ano para identificar sinais de desidratação como: 

  • Respiração ofegante
  • Letargia (baixa energia)
  • Falta de apetite
  • Desmaio

Caso o seu pet apresente algum desses sintomas, não deixe de procurar um médico veterinário para avaliar e fornecer bastante água fresca!

E para prevenir esses problemas, siga as dicas abaixo.

Não passear com os cachorros quando o sol estiver muito intenso

Passear com os cachorros é muito importante para a saúde deles, mas nesta época do ano é importante tomar certos cuidados extras durante essa atividade.

O principal é evitar os períodos do dia em que os raios solares estão mais intensos (entre 10h e 16h) para que o seu pet não sofra tanto com o calor. 

Como os cachorrinhos ficam perto do chão, eles acabam sofrendo bastante com o calor e podem até mesmo queimar suas patinhas em lugares muito quentes.

Então espere um momento em que o clima está mais ameno e busque sempre lugares com bastante sombra para passear. 

Também preste bastante atenção no seu cachorro durante o passeio e lembre de levar garrafinhas de água para oferecer caso ele esteja com muito calor.

 

Água fresca sempre

Mantenha sempre bebedouros limpos e com água fresca em casa! Você pode até mesmo adicionar umas pedrinhas de gelo nos potinhos para manter a água gelada por mais tempo.

Os gatinhos costumam ser um pouco mais resistentes a beber água porque muitos não gostam de água parada. 

Se esse for o caso, você pode investir em uma fonte de água corrente para eles se hidratarem. Existem vários modelos disponíveis que podem te ajudar!

A melhor forma de estimular os gatos a beberem água é através da oferta de sachês. 

É importante  manter vários potinhos com água limpa e fresca espalhados pela casa para garantir a hidratação dos pets quando estiver muito calor.

 

Invista em produtos para aliviar o calor

Se o seu cachorro ou gato está sentindo muito calor em casa, é possível comprar alguns produtos específicos para ajudá-los.

Tapetes e coletes gelados, por exemplo, podem ajudar o seu pet a manter uma temperatura corporal adequada. Alguns brinquedos também podem ajudar!

Vá ao pet shop e avalie as opções disponíveis para o seu bichinho de estimação. 

Ofereça frutas para o seu pet

Oferecer frutas para o seu gato ou cachorro é uma boa forma de mantê-los hidratados. Prefira aquelas que têm um alto teor de água, como o morango, o melão ou a melancia. 

Mas, claro,  sempre tomando cuidado com os alimentos que podem ser prejudiciais para os gatos ou cachorros!

Pesquise bem quais frutas são adequadas e, caso tenha dúvidas, pergunte ao veterinário.   

A alimentação pode ser sua aliada

Além das frutas, você pode combater a desidratação com outros alimentos, como sachês para os gatos e até mesmo sorvetinhos! 

No mercado existem opções de sorvete para os pets, mas caso você queira fazer em casa é possível misturar frutas ou até mesmo ração com água e congelar. 

Outra opção é bater apenas as frutas como se fosse um suco e congelá-las em forminhas de picolé. 

Seja criativo e busque comidinhas alternativas que podem ajudar o seu cachorro ou gatinho a se hidratar!

Além de seguir todas essas dicas, é muito importante sempre ficar atento ao seu bichinho durante os dias mais quentes! 

Fique de olho no seu pet para avaliar se ele apresenta algum sinal de hidratação e não deixe de consultar um veterinário caso necessário. Lembre-se que a desidratação pode parecer inofensiva, mas na verdade traz problemas sérios de saúde!

Se você está em Joinville, agende uma consulta no Vet Plus pelo telefone (47) 3026-5599, WhatsApp (47) 99158-5501 ou realize o pré-agendamento através deste formulário

Pin It on Pinterest

Share This