A primeira coisa que queremos fazer com os nossos pets é oferecer a eles os melhores quitutes, não é mesmo? E mesmo quando não queremos, aqueles olhinhos pidões fazem com que o nosso coração amoleça. Assim como muitos alimentos que seu gato pode comer, há aqueles que não devem ser oferecidos de maneira alguma.
Lembrando que a base da alimentação dos bichanos precisa ser a ração, nas versões seca ou úmida, dependendo também da idade do pet. Continue acompanhando para saber o que o seu gato pode comer e o que precisa ficar longe.
Vegetais que seu gato pode comer
Batata doce
É rica em vitaminas A, B e C, auxiliando no fortalecimento de dentes e gengivas, além de prevenir doenças respiratórias. Você pode prepará-la cozida na água ou no vapor.
Cenoura
Com fibras e vitamina A, C e K, o legume ajuda a manter a pelagem saudável e melhora o metabolismo de nutrientes. Cozinhe levemente em água.
Abóbora
Fonte de fibras e proteínas, a abóbora ajuda a melhorar o trato intestinal dos felinos. Atente-se para oferecê-la sempre cozida e sem a casca e sementes!
Alface
A alface é rica em ferro, cálcio, antioxidantes e vitamina A, faz bem para os ossos e ajuda a melhorar o funcionamento do intestino. Lave bem antes de oferecer para o seu gato.
Ervilhas
São ricas em magnésio e proteínas e de fácil digestão. Ferva antes.
Brócolis
Fonte de vitaminas A, B1, B2, B6 e C, ajuda na saúde dos ossos, pois contém cálcio, ferro e potássio. Cozinhe antes.
Frutas que seu gato pode comer.
Pera
Rica em fibras e vitaminas A, B e C, a pera evita a diabetes e ajuda no funcionamento do intestino. Também deve ser oferecida sem sementes e talo.
Melancia
É rica em minerais e vitaminas A e C, excelente para hidratar nos dias mais quentes e também ajuda a aumentar a imunidade.
Melão
Também tem um alto poder de hidratação. É rico em vitaminas C e B6, potássio e fibras. Porém é preciso retirar sementes e cascas.
Maçã
É fonte de vitaminas do complexo B, C e E, além de ter muitas fibras e componentes que previnem algumas doenças. Lembrando que o seu gato pode comer tudo, exceto o talo e as sementes, pois contêm ácido cianídrico, que é tóxico.
Morango
Ajuda a fortalecer a imunidade e é anti-inflamatório, rico em vitaminas A, B e C.
Proteínas que gato pode comer
Ovos de galinha
O ovo é ótimo para a saúde ao ser uma fonte riquíssima de proteínas magras. O seu gato pode comer!
Peixes frescos
Gatos amam peixe, mas lembre-se de não dar atum em lata, pois algumas substâncias presentes podem intoxicar o animal. Prefira peixes frescos e sem espinhos, levemente cozidos.
Carnes magras
O seu gato também pode comer carne vermelha, mas indica-se aquelas com pouca gordura para que o animal não passe mal nem fique obeso. Outras carnes saudáveis são frango e peru.
O que gato não pode comer
Comida salgada
É importante evitar o sal na alimentação felina, porque os bichanos têm uma tendência a problemas renais e urinários. Na ração já contém sal suficiente para a dieta.
Leite e laticínios
Depois do período de amamentação, é indicado retirar da alimentação do felino qualquer laticínio, pois, após essa fase, o bichinho desenvolve intolerante à lactose.
Cebola, alho-poró e alho
São tóxicos pois possuem dissulfetos e sulfóxidos na composição — capazes de destruir as células de defesa do organismo, o que pode causar anemia e outras doenças.
Chocolate
A teobromina é perigosa para os felinos, porque pode acelerar o ritmo cardíaco, provocar vômitos e diarréias, e até levar a óbito.
Gordura animal e vegetal
A gordura em excesso pode provocar a pancreatite, assim como distúrbios gastrointestinais. Abacate também é gorduroso e não deve ser oferecido.
Uvas e passas
Seu gato não pode comer esses alimentos, pois podem provocar problemas renais sérios.
Cafeína
Produtos com cafeína também integram a lista dos alimentos proibidos para gatos. Chás e cafés possuem em sua composição esse componente, rico em alcaloides neurotóxicos — que trazem o risco de levar o felino a alterações cardíacas e cerebrais.
Atum de lata
Quando consumido regularmente, o atum pode fazer mal aos gatos, visto que faltará em sua alimentação outros nutrientes. No entanto, se esse alimento for oferecido de vez em quando, como petisco, não há muito problema. Outra questão que devemos ressaltar é sobre o risco de intoxicação por mercúrio — metal cada vez mais presente nesse alimento.
Para verificar se a saúde do seu gato está em dia, agende um atendimento pelo telefone (47) 3026-5599, WhatsApp (47) 9 9158-5501 ou pré-agende por aqui.
Comentários