Os peludos fazem bem para os pequenos? SIM, SIM e SIM. Estudos científicos já comprovaram que incentivar o contato entre crianças e animais proporciona melhorias no bem-estar físico delas, além de toda a amizade, diversão e momentos marcantes que eles podem vivenciar juntos. 

Por isso, listamos aqui 5 motivos para você estimular a relação das crianças com os pets. Olha só: 

1. A convivência entre crianças e animais reduz a probabilidade de ansiedade e estresse infantil

A ansiedade e estresse são sintomas que também podem fazer parte do dia a dia dos pequenos. Principalmente se considerarmos mudanças bruscas de rotina, ou limitações e problemas no convívio social. Por essa razão, a companhia dos gatos e cães favorece o relaxamento das crianças, proporcionando uma forma de escape e diversão em seu dia a dia. 

Um estudo publicado pela Universidade de Oklahoma, nos Estados Unidos, acompanhou, por 18 meses, a rotina de mais de 640 crianças entre 4 e 10 anos, junto aos seus pets, e confirmou: o contato com os animais reduz a vulnerabilidade infantil para quadros de ansiedade e estresse.  

2. Os pets contribuem para o desenvolvimento da interação social

A facilidade para interagir com outras pessoas nem sempre é uma habilidade que se desenvolve naturalmente em nossas crianças. É claro que não podemos forçá-las a isso, mas podemos proporcionar estímulos para naturalizar a prática no dia a dia delas, e deixá-las confortáveis durante este processo. 

E adivinha? Os animais de estimação podem ser peças-chaves para isso. A Universidade de Cambridge, na Inglaterra, confirmou, por meio de um estudo científico, que as crianças que possuem um forte vínculo com animais aprendem muito mais rapidamente a dividir, interagir e se expressar. 

A pesquisa aconteceu com base na análise comportamental de pequenos entre 2 e 12 anos e revelou, também, que além das interações sociais, o contato entre crianças e animais estimula também a autoconfiança delas. Isto acontece porque junto aos pets elas experimentam interações livres de julgamento, por exemplo.  

3. Fortalecimento do sistema imunológico 

Em um primeiro momento, você pode até pensar: “como assim? E se a criança for alérgica justamente aos pêlos dos animais?”. Mas calma, a gente explica! 

Um estudo desenvolvido pela Universidade de Wisconsin, nos Estados Unidos, confirmou que, ao contrário do que muitas pessoas acreditam, os pets não causam alergias nos bebês. A convivência entre crianças e animais desde cedo favorece no desenvolvimento do sistema imunológico dos pequenos, reduzindo a possibilidade de manifestarem reações alérgicas e, até mesmo, condições crônicas como a asma. 

Durante a pesquisa, foram acompanhadas 275 crianças ao longo de três anos. 

Ethnic kid girl playing with cat holding usb cable at home interior

4. Crianças que convivem com pets têm tendência a não serem sedentárias ou desenvolverem obesidade

Ter com quem brincar e praticar exercícios físicos é essencial para o crescimento das crianças. E, mais uma vez, os pets (nesse caso, principalmente os cães) podem ser grandes aliados para esse tipo de atividade. 

Por exemplo, ao brincar de pega-pega, jogar a bolinha e acompanhar os mascotes durante um passeio são excelentes maneiras de manter a criança em movimento. 

E para comprovar esta informação, pesquisadores da Universidade de São George, na Inglaterra, analisaram e compararam a relação com o sedentarismo entre crianças que cresceram na companhia de cães com as que não dividiram a infância com pets. 

Eles utilizaram monitores de atividade para registrar e compreender os níveis de movimentação de mais de 2 mil crianças (de 9 e 10 anos), durante uma semana. O resultado foi que os pequenos que dividiam suas rotinas com cachorros apresentaram, em média, mais de 5h de atividades físicas diárias. Enquanto que as crianças que não tinham animais se movimentaram 11 minutos menos. 

5. Animais podem estimular a compreensão de valores e responsabilidades

Esse é um motivo bônus. Resultado da experiência do Vet Plus em cuidado com os pets!

O convívio entre crianças e animais é uma porta de possibilidades para educar os pequenos sobre responsabilidades e lições fundamentais para sua formação cidadã. Cuidar de um pet é muito mais do que apenas prover comida, um lugar para dormir e para fazer necessidades. A relação entre pessoas e animais é um ato de corresponsabilidade afetiva, em que um contribui da forma que pode para o bem-estar do outro.

Ensinar as crianças que animais não são brinquedos e que ela tem um compromisso de prestar atenção e ser presente no dia a dia do peludo, é fundamental para que ela perceba que suas ações têm reações. Isso sem falar que conforme o crescimento das crianças, seus familiares adultos podem estimular o cumprimento de tarefas (de acordo com sua faixa etária) para os cuidados com os pets. 

Conte com o Vet Plus para contribuir com estas relações <3

Permanecemos sempre de portas abertas, todos os dias (24h), para receber você e sua família na hora de aprender mais e cuidar da saúde dos seus peludos! 

vp_banner-consultas-presenciais-mascotes

Pin It on Pinterest

Share This