A creche para pet, também chamada de day care, é o lugar onde os cachorros gastam energia enquanto os tutores trabalham. Esses locais geralmente são pet shops que dispõem de pessoas monitoras para realizar atividades com o animal. Entre elas, aulas de adestramento, brincadeiras, caça ao petisco, piscina, musicoterapia, cromoterapia, descanso, banho e muitas outras.
Com frequência, a creche para pet também oferece pacotes de cuidados extras, como massagem, acupuntura e fisioterapia, por exemplo. Existem planos diários, semanais ou mensais para que as pessoas tutoras possam desfrutar de descontos.
Em alguns casos, os mesmos locais também possuem serviço de hospedagem para cachorro para quando quer se evitar de levar o bichinho junto em uma viagem.
Como funciona a creche para pet?
Geralmente, a creche para pet requer um período de adaptação do animal, especialmente se ele tiver dificuldades de comportamento. É preciso, primeiro, deixá-lo por menos tempo e então, ir aumentando essa permanência de acordo com a necessidade do tutor. Em casos de animais agressivos, é preciso treiná-lo antes. Aí, o mais indicado é o adestramento.
O bichinho precisa estar com a vacinação em dia para não correr riscos nem de pegar, nem de passar doença para outros cães.
Os cães geralmente não são separados de acordo com o porte e sim, segundo sua energia, agressividade, afinidade com o grupo e temperamento.
Alguns locais também oferecem o serviço de check-up diário, em que analisam se há a presença de pulgas, carrapatos ou algum outro ponto de atenção em seu pet.
A creche para pet vale a pena?
Muitos comportamentos indesejados dos cachorros são decorrentes do estresse e da ansiedade causados pelo acúmulo de energia. Isso é ainda mais evidente nos cães de grande porte, que, quando são criados em ambientes menores, como apartamentos, apenas o passeio diário não é suficiente para gastar sua energia completamente.
A falta de atenção e tempo dos tutores pode desenvolver a desobediência nos cães. Locais como a creche para pet impõem regras e fazem com que eles aprendam a obedecer.
Nos casos de o cão apresentar comportamentos destrutivos, nervosos e ansiosos na ausência da pessoa tutora, como danificar objetos da casa, latir ou chorar sem parar, ou ainda, morder as patas e o rabo, a creche para pet pode ser essencial para que o animal supere esses hábitos. Essa é uma solução, também, para quando o animal se mostra constantemente apático e sem energia.
Como escolher uma creche para pet?
O ideal é, primeiramente, listar os locais mais próximos à residência, pois se a creche para pet for longe de casa é provável que se torne um compromisso insustentável a longo prazo. É fundamental, também, pesquisar valores, horário de funcionamento, além de agendar visitas e esclarecer dúvidas dos benefícios e das atividades oferecidas.
Conheça o espaço, a equipe e os outros cães que já frequentam a mesma creche para pet. É indicado se atentar para as condições de higiene da creche pet, como é feita a limpeza das necessidades dos cães e a periodicidade do controle de vacinação e checagem das carteiras.
Fique de olho se a creche conta com um sistema de segurança extremamente cuidadoso para evitar a fuga de cãezinhos e a retirada do animal sem a autorização prévia da pessoa tutora.
Não esqueça de verificar se a saúde do seu pet está em dia antes de submetê-lo ao convívio com outros animais. Agende um atendimento aqui no Vet Plus pelo telefone (47) 3026-5599, WhatsApp (47) 9 9158-5501 ou pré-agende aqui.
Comentários