Viajar e não poder levar o nosso amigo de quatro patas junto é triste, não é mesmo? Antes de fazer sua programação de férias, sempre leve em conta a possibilidade de traçar roteiros que permitam a você viajar com pets, para poder curtir as férias pertinho da família toda.
Nesse artigo nós vamos sugerir algumas possibilidades para você viajar tranquilamente com o seu pet e o que fazer quando ele não pode ir com você.
Procure viajar para locais em que possa levar seu pet
A primeira opção é buscar locais em que o seu pet pode ir junto com você, mas nem sempre é possível. Lembre-se de que na hora de planejar uma viagem é preciso conferir se a hospedagem é pet friendly, como será o percurso, se companhias de locomoção permitem esses animais e se há opções de lazer para o seu pet.
Afinal, não queremos levar nossos amigos juntos para que precisem ficar somente dentro do quarto né? Às vezes a melhor opção é se separar uns dias do seu peludo mas garantir que ele também irá ter férias divertidas na companhia de outras pessoas.
Hotel para pets
Hoje há muitas possibilidades de Pet Hotéis que variam entre preços e acomodações. Esses estabelecimentos são como hotéis normais, só muda os hóspedes que dessas vez podem ser cães ou gatos. Esses hotéis contam com atividades de lazer e profissionais responsáveis pela alimentação, cuidados e higienização.
Você pode viajar com ainda mais tranquilidade, pois é comum que os hotéis para pets também disponham de veterinários para atender o seu pet caso necessário. Mas antes de contratar o serviço de um Pet Hotel, confira:
- A infraestrutura do local
- Atividades feitas e profissionais
- Faça visitas com o seu pet
- Procure informações na internet
- Saiba da opinião de tutores que já hospedaram seus pets no local
Se tudo estiver ok, aí é hora de viajar com tranquilidade!
Conheça 3 opções em Joinville:
Hotel Pet Friendly
Se o único motivo de não levar seu pet junto na viagem é a hospedagem, pode relaxar que há alguns hotéis pet friendly, que aceitam seu peludo nas acomodações junto com você. Nesse tipo de hospedaria toda a infraestrutura é adaptada para que tanto você quanto o seu amigo fiquem confortáveis.
E o seu cachorro ou gato não precisará ficar só no quarto, assim como os pet hotéis, os hotéis pet friendly também contam com atividades para distrair os animais e áreas de convivência que podem ficar enquanto você faz um passeio turístico, por exemplo.
Ao contratar esse serviço verifique o que está incluso, se oferecem ração, brinquedos e áreas de lazer.
Deixe com familiares e amigos conhecidos
Pedir hospedagem para o seu pet na casa de familiares ou amigos é sempre uma das nossas primeiras opções, ainda mais quando viagens são marcadas em cima da hora. A parte positiva de hospedar seu peludo com essas pessoas é pela familiaridade que já tem, o que evita futuros transtornos e mais tranquilidade ao seu amigo.
Ao mesmo tempo sabemos que nem todos os nossos conhecidos sabem lidar com um animal e estão preparados para isso. A casa pode não ter segurança e nem todas as pessoas conseguem entender como cuidar do seu pet, o que muitas vezes causa mudanças em suas rotinas.
Quando for pedir esse favorzinho, procure antes aqueles familiares e amigos que já possuem um outro animal e estão acostumados com o convívio do seu. Além disso, você já tem confiança nessas pessoas e deixar com conhecidos acaba sendo mais prático do que procurar vagas em hotéis, ainda mais se a sua viagem ocorrer em período de temporada.
Aplicativos com Pet Sitters
Uma opção que está crescendo bastante é o uso de aplicativos para encontrar Pet Sitters. Se você prefere deixar seu peludo confortável em sua própria casa há a opção de pessoas que vão até sua residência para ficar, cuidar dele ou somente levar para passear. Mas também é possível que você deixe o seu cachorro ou gato na casa de pessoas que são avaliadas por esses aplicativos, que amam pets e são experientes em cuidado. Separamos 2 opções para você:
Dog Hero
No aplicativo Dog Hero você pode contratar 2 formas de serviço. O de anfitriões, pessoas que recebem pets em sua residência ou o de passeadores, onde pessoas são contratadas para levar o seu peludo para dar passeio. Contratar esse serviço é bem fácil:
- Entre no site ou aplicativo do DogHero
- Insira o tempo que irá ficar fora e seu endereço
- Após clique em encontrar herói, feito isso irá aparecer várias opções
- Para saber mais sobre essas pessoas basta clicar nos detalhes
- Ao escolher anfitrião ou passeador do seu pet, inicie uma conversa
- Depois é só combinar preços e outros detalhes
Uma característica importante desse aplicativo é que o pagamento acontece na própria plataforma. E você pode viajar e continuar bem informado sobre o seu pet, pois o anfitrião tem a opção de enviar fotos, vídeos e conversar com você pela plataforma.
Pet Anjo
No Pet Anjo você encontra um pet sitter por meio da plataforma online. Os chamados anjos são pessoas já com experiências e com serviços avaliados pelo Pet Anjo, então com certeza o seu amigo estará bem cuidado. Selecionar o serviço também é simples:
- Você deve selecionar qual serviço precisa: passeio, hospedagem, pet sitter ou day care
- Após escolher é preciso selecionar seu bairro e o que seu pet é (por exemplo, cachorro ou gato)
- Depois de colocar suas informações irá aparecer opções de anjos e você precisa agendar um serviço
- Converse com a pessoa que deseja contratar o serviço, feito isso basta viajar com tranquilidade!
Esse serviço também oferece que fique por dentro de tudo o que está acontecendo com o seu pet!
Não deixe o seu pet sozinho
Agora que já conhece algumas opções para deixar o seu pet enquanto viaja, queremos lembrar que deixá-lo sozinho não é uma opção. Animais precisam de pessoas no dia a dia, tanto para companhia quanto para que possam se alimentar, fazer suas higienes e cuidar da saúde.
Deixar o seu pet sozinho pode fazer com que mude seus hábitos e comportamentos, além de colocar a segurança dele em risco.
Cuidados antes de viajar
Procure muito bem antes de contratar o serviço de algum local ou pessoa. Busque informações, converse com tutores que já abrigaram seus pets e utilizaram essas acomodações, veja avaliações e também marque visitas para ver se o seu peludo se acostuma com o local.
Além disso, também procure ver se o ambiente irá proporcionar boas rotinas ao seu animal. Há áreas de lazer? Como é a alimentação e higienização? Verifique a infraestrutura e opções para entreter seu pet.
Aproxime esses dias da rotina do seu pet
Converse bastante com os cuidadores que irão ficar com seu pet e passe todas as informações da rotina do seu amigo. Para que assim consigam manter o mais próximo da realidade, fale de gostos, manias e brincadeiras que sempre realiza.
Dessa forma seu pet irá sentir menos a mudança nos dias que estiver fora. Não esqueça também daquele famoso checklist de informações sobre seu peludo, medicamentos, cuidados especiais, o que pode ou não pode.
Depois de tudo isso e de garantir que o seu pet irá ter dias com muito amor, basta viajar com muita tranquilidade!
Comentários