A doação de sangue é uma ação que, apesar de muito nobre e necessária, ainda não é tão conhecida e repercutida entre os tutores de pets. A gente entende a importância desta ação entre os humanos, mas é igualmente importante reforçar que garantir um bom banco de sangue acessível aos animais, também é a garantia de uma nova oportunidade de vida para vários amiguinhos de quatro patas.
É normal que algumas pessoas sintam receio para doar sangue dos seus peludos, mas na verdade, desde que a doação seja guiada por um profissional especializado em medicina veterinária, não existem riscos e nem efeitos colaterais. Todo o procedimento de doação de sangue animal é executado de forma minuciosa, obedecendo a critérios rígidos para garantir o bem-estar dos pets.
Em cada doação é retirado apenas uma quantidade mínima de sangue, sem demorar mais do que meia hora. O processo normalmente é realizado no pescoço dos pets, por ser uma região com boa circulação de sangue.
Por que tornar seu pet um doador de sangue animal?
“A doação de sangue é um ato de amor e solidariedade a outros pets que precisam de socorro.” (Baruk)
Normalmente, a transfusão de sangue entre animais acontece em situações emergenciais e contribui para reduzir sintomas de anemia e disfunção sanguínea. Ao levar seu pet para doar sangue, você estará contribuindo para a saúde e cuidado de pacientes que sofrem de causas como:
- Doenças transmitidas por carrapatos
- Atropelamentos
- Pancreatite
- Picadas de animais peçonhentos
- Insuficiência renal
- Intoxicações
- Coagulopatias (hemorragias ou distúrbios na coagulação sanguínea)
Como é o processo de doação?
A doação de sangue animal é um procedimento rápido. Nos gatos ela gira em torno de 20 minutos e a quantidade de sangue retirado é 60 ml. Já nos cães a doação varia em média 15 minutos e a retirada de sangue é de 450 ml.
Durante o procedimento os pets precisam permanecer quietinhos durante a doação (em alguns casos é recomendado, inclusive, um leve sedativo para manter o animal calmo – mas tudo isso depende da avaliação profissional do veterinário responsável – sempre priorizando o bem-estar do pet). Durante a doação, é realizado um acesso venoso (normalmente realizado no pescoço), para que o sangue saia da veia do doador para a bolsa que ficará em constante movimento para garantir que não ocorra a coagulação.
É recomendado que o animal que vai doar sangue permaneça em jejum de até 4 horas antes do procedimento. E é claro que como mimo de agradecimento e forma de estimular o bem-estar do animal, o próprio estabelecimento que recebe a doação irá oferecer para ele alguns petiscos para animá-lo após seu ato de amor.
É muito importante destacar que as doações de sangue animal podem ser realizadas de 3 em 3 meses apenas, para que não haja riscos de complicações na saúde do pet que doa sangue.
Características para um gato doar sangue
Os pré-requisitos para que um bichano possa doar sangue são:
- Peso mínimo de 6 kg
- Ter entre 1 e 8 anos de idade
- Estar saudável, vacinado e livre de pulgas e carrapatos
- FIV/FeLV negativo
Características para um cão doar sangue
Se o doador for um cã, as características necessárias para a doação são:
- Peso mínimo de 30 kg
- Estar saudável, vacinado e livre de pulgas e carrapatos
- Ter entre 1 e 8 anos de idade
E aí, bora tornar seu pet um doador de sangue do Vet Plus?
Como atendemos vários casos diariamente, é muito constante a necessidade de solicitarmos doações de sangue para nossos pacientes. Por isso gostaríamos de pedir para você ativar as notificações das redes sociais do Vet Plus, para que receba uma mensagem cada vez que publicamos conteúdos. Desta forma você pode contribuir o mais rápido possível com peludos que necessitam de transfusão.
IMPORTANTE
É melhor ligar antes de trazer seu animal para a doação, pois para maior segurança dele, nós contamos com uma equipe especializada para coletar o sangue. Você pode entrar em contato pelo telefone (47) 3026-5599, WhatsApp (47) 98861-1125, ou pelo bit.ly/PreAgendamentoDeConsultas
E em caso de emergências com seu pet durante a quarentena, lembre-se: traga-o ao Vet Plus!
Você sempre pode contar com o time de profissionais do Vet Plus para prestar o melhor atendimento, com cuidado e respeito, ao seu peludo. Nesse período de isolamento, devido a COVID-19, continuamos recebendo os pets para atendimento clínico, cirúrgico, urgência e emergências. Afinal, nossos peludos não podem ficar sem cuidados! ❤
Abaixo, citamos as situações em que os pets precisam ser levados ao hospital veterinário:
– Picadas de animais peçonhentos
– Dor abdominal
– Inapetência
– Dificuldade para urinar/evacuar
– Convulsão
– Trabalho de parto
– Traumas (automobilístico, queda de altura, brigas, ferimentos profundos)
– Vômitos frequentes
– Intoxicação (ingestão acidental de veneno contra insetos, ratos, medicamentos, chocolate, uva, lírio)
– Dificuldade respiratória
– Desmaio
– Prostração/apatia
➡ Estamos respeitando as medidas protetivas: um cliente somente com o pet e sem visitas aos internados.
➡ Pedimos para que os tutores façam uso obrigatório de máscaras ao trazer seu pet ao Hospital de acordo com Decreto feito pela prefeitura de Joinville.⠀
Comentários