Os impactos da COVID-19 em nossas vidas trouxeram à tona a necessidade de repensar hábitos e formas de nos relacionarmos com outras pessoas e com nossas rotinas. Além da saúde física, a pandemia também influencia – e muito – o nosso bem-estar emocional. Por isso, é fundamental que possamos olhar com mais carinho para nós mesmos, assim como para os nossos pets – já que a quarentena e distanciamento social também causam estresse em cães e gatos. 

Devido a necessidade de ficar em casa para evitar aglomerações, os passeios com os nossos pets também foram impactados. Nossa permanência por mais tempo em casa e diversos fatores do dia a dia refletem diretamente na rotina dos peludos. É fundamental que saibamos identificar sinais de estresse, para que possamos articular estratégias que contribuam para reduzir os impactos negativos do atual cenário na vida dos nossos animais.

Elencamos alguns sinais que podem indicar o estresse em cães e gatos para que você preste atenção.

 

Sinais de estresse em cães e gatos

Vômitos, alergias ou diarreia

O estresse em cães e gatos é uma condição que além da saúde emocional também pode provocar mal-estar físico nos animais, devido à mudança de rotina que traz para o dia a dia dos pets. Em alguns casos mais graves, o estresse influencia diretamente na alimentação dos peludos, podendo resultar em sintomas como vômitos, alergias ou diarreia. 

Neste caso, independentemente da eventual causa dos sintomas, é imprescindível buscar atendimento veterinário especializado, para garantir o diagnóstico e tratamento correto ao pet. 

vp_banner-consultas-presenciais-mascotes

Perda de pêlos

O processo de troca de pêlos é algo natural entre cães e gatos. No entanto, ao conviverem com o estresse em seu dia a dia, os pets tendem a perder mais pêlos do que o normal.

Mudanças abruptas no comportamento

Situações de estresse costumam ser acompanhadas por mudanças de comportamento. Por exemplo, gatos e cães costumam lamber sua pelagem e patas no dia a dia, no entanto, se este hábito se intensifica demais, pode ser um sinal de que o peludo está vivendo momentos de estresse e busca por meio desta ação aliviar um pouco de suas tensões. 

Agressividade

Cães rosnando para situações corriqueiras do dia a dia. Mordidas que não são mais de brincadeira. Bichanos que arranham de forma mais feroz. O comportamento agressivo e apático por parte dos pets (principalmente quando acontece repetidamente) também é um forte indício de que o peludo está estressado.

Apatia 

Todo pet é diferente e tem uma forma única de se relacionar com as pessoas, no entanto, o comportamento apático intenso (de ignorar seus tutores) é uma forma de percebermos que os animais estão passando por momentos de estresse. E isto também se estende à relação que eles têm com outros animais ou mesmo com seus brinquedos e refeições.

Um pet estressado costuma ser um pet que foge de quaisquer formas de interação.

O que fazer para tranquilizar o seu pet durante a quarentena?

Ressignificar a sua rotina junto ao seu pet é um exercício fundamental para combater o estresse em cães e gatos durante a quarentena. Você precisará investir em algumas atividades diferenciadas para se divertir junto com seu amigo de quatro patas, para que ele possa relaxar e se divertir, aliviando as tensões do dia a dia e variações de humor causadas pela nova rotina. Algumas dicas são:

Young woman playing with fluffy pet at home, dog jumping and trying to catch the toy

Crie ambientes estimulantes

Criar ambientes estimulantes para cães e gatos é uma estratégia para oferecer mais qualidade de vida e bem-estar para nossos melhores amigos. O excesso de energia e poucas opções de atividades é determinante para que os animais apresentem problemas como sobrepeso, estresse, agressividade e até apatia, por isso, investir em ambientes estimulantes contribui para que eles possam ter opções de diversão, assim como distração, para lidar com suas novas rotinas. 

Nós escrevemos algumas dicas ótimas sobre possibilidades de criar esses ambientes na sua casa. Para conferir e se inspirar, é só clicar aqui

Invista em tempo de qualidade ao lado do seu pet

Nossas casas podem parecer confinadoras em alguns momentos, mas  com um pouco de imaginação e na companhia do seu pet você pode explorar inúmeras possibilidades de se divertir e fortalecer os laços com seu peludo. 

Quer conferir sugestões de atividades para você praticar com seu pet? Nós temos um artigo sobre isso também. É só acessar aqui para ler as dicas.

Valorize e recompense sinais de amor e felicidade

Nossos pets aprendem muito com bons exemplos. Por isso, ao perceber que durante o dia a dia seu animal apresenta um bom comportamento e expressa que está mais animado, valorize esse momento com atos de carinho e recompensas. 

Isso não vai, necessariamente, combater o estresse do peludo, mas com certeza irá estimular nele uma sensação de cuidado e fortalecerá o vínculo entre vocês, tornando mais fácil a forma de lidar com o cenário atual. 

Ah, e para você compreender melhor como os cães e gatos expressam o seu amor, a gente também preparou um conteúdo exclusivo sobre o tema. Olha só: 

  1. Como CÃES demonstram carinho
  2. Como GATOS demonstram carinho

Você não está só!

O momento que estamos vivendo realmente trouxe diversas turbulências para nossa rotina e formas como nos relacionamos com outras pessoas e até mesmo com nossos pets. No entanto, lembre-se de que você não está só e que, no que se refere aos cuidados com os cães e gatos de Joinville e região, você pode sempre contar com o Vet Plus.

Oferecemos atendimento personalizado todos os dias, durante 24h, para garantir o máximo de cuidado e atenção aos pets. 

Juntos nós vamos vencer mais este desafio!

Queremos garantir o melhor cuidado ao seu amiguinho!
Para  agendar um atendimento, você pode entrar em contato pelo telefone (47) 3026-5599, WhatsApp (47) 9 9158-5501 ou pré-agendar aqui.

Pin It on Pinterest

Share This