Os dias em quarentena e isolamento social não estão causando estresse e alteração na rotina apenas de nós humanos. Nossos pets também são muito afetados pelo dia a dia dos seus tutores em casa, assim como pelas restrições de não poder sair para passear ou brincar em espaços públicos. Em alguns casos, os animais podem desenvolver até mudanças de comportamento devido à nova rotina da quarentena para pets e, por isso, é fundamental que a gente dedique mais tempo para acalmar e gastar as energias acumuladas em nossos peludos.

Para isso, a gente preparou algumas dicas para você se inspirar a investir um tempo de qualidade ao lado do seu animal de estimação. Nossas casas podem parecer confinadoras em alguns momentos desta pandemia, mas  com um pouco de imaginação e na companhia do seu pet, você pode explorar inúmeras possibilidades de se divertir e esquecer dos estresses do dia a dia. 

Confira como criar um ambiente estimulante para o seu pet em casa

Atividades para curtir a quarentena com pets

Como inspiração para as dicas que separamos para este artigo, a gente perguntou para os tutores de pets que acompanham o Vet Plus no Facebook e Instagram o que eles estão fazendo para curtir o tempo ao lado dos seus peludos. Recebemos algumas ideias muito criativas e bastante eficientes que agora queremos compartilhar com você. Confira nossas dicas de atividades para curtir a quarentena com pets: 

Escove o pêlo do seu animal

Todo pet adora receber um carinho. Escovar os animais todos os dias é uma coisa que deveria entrar na rotina, especialmente dos cães e gatos muito peludos. Além de retirar uma quantidade de pelos que cairiam pelos cantos da casa, essa é uma forma de fazer carinho e uma inspeção preventiva na pele do seu amiguinho de quatro patas.

Falando em pele, aproveite para ler mais sobre sarna demodécica em cães. É só clicar aqui

Invista seu tempo em brincadeiras interativas

Colocar ração ou petisco dentro de caixinhas de papelão pode estimular cães e gatos a brincarem para conseguir sua comida. Isso faz com que eles tenham uma atividade mais desafiadora tanto física quanto mentalmente. 

Outra ideia é fazer uma trilha de ração pelo chão até chegar no pote onde os pets se alimentam. Para gatos, amarrar uma corda  com um retalho ou brinquedo na ponta é uma brincadeira indicada porque simula uma atividade de caça, que eles adoram.

Gatos adoram entrar em caixas e sacolas, já experimentaram essa brincadeira?

E se você tem cães e gatos dividindo o teto com você, a gente também já escreveu sobre dicas para manter a convivência entre eles saudável. Leia aqui

Pratique atividades de adestramento

Que tal aproveitar os dias da quarentena com seu pet para ensinar alguns truques e comandos? Essas atividades fazem mais sentido para os cãezinhos, já que nossos bichanos costumam ser mais independentes em relação aos comandos dos seus tutores, mas, de qualquer forma, a tentativa sempre vale – pelo menos – alguns momentos de diversão na companhia dos peludos, não é mesmo? 

Alguns truques básicos que você pode trabalhar com os pets são os clássicos: sentar, dar a pata, deitar e ficar quieto. Por mais simples que pareçam, essas atividades estimulam bastante as habilidades cognitivas do animal. Olha só algumas dicas de como trabalhar estes comandos:

Sentar

Segure um petisco na frente do seu pet e faça movimentos com sua mão ao repetir a palavra “sentado”. Quando ele sentar, dê a recompensa. Repita algumas vezes até que o cão acate o compreenda o comando.

Dar a pata

Ofereça uma de suas mãos ao pet, enquanto usa a outra para apontar no local em que ele deve colocar a pata. A cada tentativa bem sucedida ofereça uma recompensa.

Deitar

O processo é semelhante ao de sentar; você deve abaixar a mão com o petisco até que o cão deite para recebê-lo. Recompense-o somente no fim da ação.

Quieto

Se o seu pet costuma latir muito ou ficar agitado em determinados momentos, uma solução para treiná-lo é distrair a atenção dele, acalmá-lo e após isso recompensá-lo por acatar o silêncio.

Leia mais dicas e truques de adestramento no artigo Adestramento para cães é um ato de carinho

Portrait of an african american father and daughter enjoying spending time with dog in the bed.

Respeite os limites do seu animal

Lembre-se que a nova rotina também é estranha para os pets. Se eles se sentirem incomodados em algum momento e preferirem ficar sozinhos, dê um tempinho para eles, se aproxime calmamente, faça o possível para tornar a nova realidade tranquila e pacífica tanto para ele como para você. 

Nem sempre os peludos querem praticar atividades que exijam muito movimento ou ações, às vezes só curtir um bom filme, deitado ao seu lado, é suficiente para eles se sentirem amados e protegidos. E vamos combinar que passar uma boa tarde descansando na companhia de um pet fofinho é tudo de bom, né?! 

E quando a quarentena com pets acabar?

Assim como o processo de adaptação à nova rotina, os peludos precisarão de muita atenção e cuidado na hora de voltarem à rotina anterior. O ideal seria retomar as atividades fora de casa aos poucos, mas a gente sabe que esta não é uma realidade possível para a maioria das pessoas, devido aos seus compromissos com educação e atividades profissionais. 

Mas não se preocupe, nós também temos esse artigo que contribui com dicas para facilitar o processo de desapego após a quarentena. 

vp_banner-consultas-presenciais-mascotes

E em caso de emergências com seu pet durante a quarentena, lembre-se: traga-o ao Vet Plus!

Você sempre pode contar com o time de profissionais do Vet Plus para prestar o melhor atendimento, com cuidado e respeito, ao seu peludo. Nesse período de isolamento, devido a COVID-19, continuamos recebendo os pets para atendimento clínico, cirúrgico, urgência e emergências. Afinal, nossos peludos não podem ficar sem cuidados! ❤

Abaixo, citamos as situações em que os pets precisam ser levados ao hospital veterinário:

– Picadas de animais peçonhentos

– Dor abdominal

– Inapetência

– Dificuldade para urinar/evacuar

– Convulsão

– Trabalho de parto

– Traumas (automobilístico, queda de altura, brigas, ferimentos profundos)

– Vômitos frequentes

– Intoxicação (ingestão acidental de veneno contra insetos, ratos, medicamentos, chocolate, uva, lírio)

– Dificuldade respiratória

– Desmaio

– Prostração/apatia

➡ Estamos respeitando as medidas protetivas: um cliente somente com o pet e sem visitas aos internados.

➡ Pedimos para que os tutores façam uso obrigatório de máscaras ao trazer seu pet ao Hospital de acordo com Decreto feito pela prefeitura de Joinville.⠀

Para  agendar um atendimento, você pode entrar em contato pelo telefone (47) 3026-5599 ou WhatsApp (47) 9 9158-5501.

Pin It on Pinterest

Share This