Algumas plantas podem ser perigosas para cães e gatos, principalmente porque nossos peludos costumam ingerí-las, por as acharem atrativas. É importante que se você cultiva alguma dessas plantas na sua casa, mantenha-as longe do alcance do seu amiguinho de quatro patas, para garantir o bem-estar dele.
Para auxiliar você na hora de escolher qual planta comprar ou até mesmo em qual lugar colocá-la, separamos 9 espécies de plantas perigosas para cães e gatos. Mas antes de falarmos sobre elas, é fundamental que você entenda um pouco melhor sobre os efeitos que elas causam nos peludos. Olha só:
Sintomas causados por plantas tóxicas no organismo dos pets
Os sintomas afetam cada organismo dos animais de forma diferente e podem provocar variadas reações, desde uma simples irritação até uma parada cardíaca. Entre as principais complicações temos as:
- Digestivas: atingem o sistema digestório com sintomas principalmente de vômitos, náuseas, diarreia e gastrite
- Neurológicas: consideradas as mais graves por agirem o cérebro, o que causa alucinações e convulsões
- Cutâneas: podem ser causadas em situações que não há ingestão, apenas toque, e causam principalmente irritação e inchaço
- Oral: afetam a região da boca e língua na maioria das vezes com inchaço ou irritação
- Cardiorrespiratórias: agem no sistema respiratório e cardiovascular, em casos mais graves levam a parada cardíaca ou dificuldade para respirar
Plantas tóxicas para animais
Copo-de-leite
Muito utilizada como planta decorativa, o copo-de-leite possui uma grande diversidade de cores, mas a branca é considerada a flor mais conhecida. O oxalato de cálcio é o responsável por causar a intoxicação e assim que ingerido pode gerar irritação, inflamação facial e na garganta, salivação, náuseas, vômitos e efeitos neurológicos.
Lírio
Os chamativos lírios são bem comum em casas, principalmente nas que possuem jardins. Suas diversidade, principalmente de cores, é um dos fatores que torna essas plantas atrativas aos pets. Os sintomas decorrentes da licorina variam entre irritação principalmente na pele, mucosa, olhos e boca, dificuldade para engolir, problemas respiratórios, alucinações, problemas neurológicos e insuficiência renal.
Antúrio
O antúrio tem como um dos ativos o oxalato de cálcio, essa substância é o que torna a planta tóxica. As flores vermelhas são consideradas bem resistentes e por isso em muitos casos são escolhidas para enfeitar jardins. Mas quando em contato com o organismo do pet pode causar irritação, inchaço facial e na garganta, salivação, dificuldade para engolir, náusea e vômito.
Espada-de-São-Jorge
Quem nunca procurou trazer boas vibrações para a casa com uma muda da espada-de-são-jorge? Essa fama de trazer positividade ao lar e muita prosperidade é um dos motivos que torna a planta bem comum nacionalmente, mas para os nossos pets os efeitos dela não acabam sendo tão positivos. As substâncias tóxicas presentes, glicosídeos pregnâncios e saponinas esteroidais, podem ocasionar irritação, salivação e dificuldade para respirar e se movimentar.
Azaleia
As grandes flores cor-de-rosa possuem como substância de ativação a andromedotoxina que mesmo quando em contato em pouca quantidade já causa efeito tóxico ao organismo do animal. Como sintomas é comum o efeito no sistema digestivo, como a perda do apetite, vômito, assim como a perda motora, convulsões, salivação e em casos mais graves podem levar até a morte.
Dama-da-noite
As noturnas damas-da-noite são características do verão e por fazerem jus ao seu nome, se abrem somente a partir do final do dia. Pets normalmente são atraídos pelo cheiro que elas exalam, mas o contato com a toxina da planta, o glicosídeo, pode causar salivação, falta de ar, irritação nos olhos, convulsões e até mesmo taquicardia.
Comigo-ninguém-pode
Assim como a espada-de-são-jorge, essas plantas também são comuns por trazerem sentimentos positivos aos lares. Mas, assim que são ingeridas pelos peludos possuem um efeito contrário, entre eles a salivação, inchaço, vômitos e náuseas. Além disso, por ter como composto ativo o oxalato de cálcio agem diretamente nas células e em casos mais graves, quando afetam a garganta, podem levar a asfixia.
Samambaia
Essa planta é sucesso na maioria dos lares brasileiros, principalmente em apartamentos, afinal, a facilidade de cuidado e o fato de se desenvolver na sombra é uma característica bem atrativa dessa planta. No entanto, aos nossos pets são altamente tóxicas e a ação do tanino age diretamente no sistema sanguíneo o que gera febre, hemorragia e até mesmo anemia.
Espirradeira
Com essa planta o cuidado deve ser ainda mais atento visto que os sintomas podem aparecer somente depois de 24h. Sua cor chamativa que compõem vários jardins não passam despercebidas pelos pets. A oleandrina, substância tóxica da planta, age no sistema digestório causando vômito e náuseas, mas em alguns casos afetam o coração e levam a parada cardíaca.
Plantas que podem ser alternativas para casas com cães e gatos
Pets podem ser bem insistentes e criativos na hora de se aproximar de algumas plantas. O desejo de ingerir alguma espécie de planta pode ser um alerta de que estão sentindo uma carência de nutrientes no organismo, falta de atividade física ou até mesmo quando se sentem sozinhos. Mas agora que você já sabe que algumas dessas plantas podem ser perigosas ao seu pet, selecionamos algumas que agem positivamente no organismo dos seus pets.
- Camomila: atua como calmante e ajuda em inflamações
- Capim-limão: contribui para limpar o sistema digestivo e atua também como calmante
- Lavanda: melhora a ansiedade e estresse
- Gramíneas: auxiliam em dores e problemas intestinais
- Valeriana (erva de gato): age contra a insônia e como tranquilizante
Em caso de intoxicação por plantas procure o Vet Plus
Caso você desconfie que o seu peludo tenha comido alguma dessas plantas, procure o nosso hospital o mais rápido possível. Ainda que algumas plantas causem efeitos mais amenos é importante o acompanhamento profissional para que o tratamento adequado seja feito. E lembre de sempre cuidar com as plantas que escolhe colocar em sua casa, principalmente nos locais que seu pet tem acesso, ok?
Para agendar um atendimento, você pode entrar em contato pelo telefone (47) 3026-5599, WhatsApp (47) 9 9158-5501 ou pré-agendar aqui.
Comentários