Um bichano com pulgas é uma grande preocupação para os seus tutores. Além de causar desconforto para o pet, também é uma situação bastante delicada para os humanos, já que gatinhos são animais que passam boa parte do tempo em contato com seus amigos de duas pernas e dentro de casa. As pulgas são parasitas que passam a habitar o corpo dos nossos bichanos para se alimentarem do sangue deles, isso faz com que elas se desenvolvam, proliferem e até causem contaminações e irritações na pele dos pets.

Mas se engana quem pensa que as pulgas vivem apenas em nossos animais. Ao entrarem em contato com superfícies como tapetes, cobertas e almofadas, elas podem ficar por lá até encontrarem um novo hospedeiro, que pode ser nós mesmos. Essa é outra razão pela qual a prevenção e cuidado com a higiene dos nossos gatos é necessária, pois além do bem-estar e qualidade de vida deles, também estamos garantindo segurança para nós mesmos.

Prevenir é o ideal, mas mesmo que tomemos essas medidas, ainda é possível que as pulgas apareçam para assombrar a vida dos nossos amiguinhos peludos. Por isso, para casos de contaminação, preparamos algumas dicas para o cuidado com os pets e combate às pulgas. Confira!

Como perceber que o seu gato está com pulgas?

Perceber que o seu bichano está sofrendo com pulgas é a largada para combater esse mal. Entre os sinais mais comuns, destaca-se – evidentemente – a coceira (principalmente na região da base da cauda, ou cabeça). No entanto, sintomas como a falta de vontade de brincar e se movimentar também evidenciam a possibilidade de o animal estar sofrendo com pulgas.

pulgas-em-gatos

Uma boa dica para confirmar a presença desses parasitas, é escovar o seu pet com um pente fino, especial para o combate contra as pulgas. Ao fazer isso, preste bastante atenção se no processo aparece alguma “sujeirinha” preta ou até mesmo uma pulga. Se for constatada a presença desses insetos, dê início ao tratamento contra eles.  

A limpeza é um bom começo

Parece óbvio, mas é muito importante lembrar que o primeiro passo para iniciar os cuidados com um felino com pulgas é focar na limpeza e higiene do pet. Isso pode ser feito a partir da escovação dos pelos do gato e também com a aplicação de anti-pulgas tópicos em todos os felinos da casa. É um hábito comum entre gatos o banho com suas línguas ásperas e eficazes na limpeza, porém essa medida não é suficiente para eliminar a infestação de pulgas.

Uma questão importante a ser considerada também, é a de que gatos não tomam banho, com raras exceções. Os shampoos anti-pulgas existentes no mercado podem intoxicar os gatos, então não recomendamos o seu uso. Para controle de pulgas nos bichamos, usamos anti-pulgas tópicos, dentro dos prazos específicos e recomendamos evitar banhos, para que o produto não perca sua eficácia. Ah, outra questão essencial, é estender a limpeza também para os ambientes com os quais seu pet tem ou teve contato: higienize a cama, brinquedos, cobertores, caixas de areia, arranhadores e invista em uma boa faxina com aspirador de pó.  

Aposte em produtos veterinários especializados

Considere os produtos especializados para a erradicação desses parasitas. No mercado veterinário existem diversos produtos no combate às pulgas – os mais populares são os vendidos em pipetas, com remédios líquidos super potentes, que devem ser aplicados na nuca do seu pet. Porém, o ideal é sempre consultar um veterinário antes do uso de qualquer tipo de medicamento, pois um remédio errado pode causar alergias que prejudicam a pele do seu pet.

Aqui no Vet Plus contamos com profissionais especializados que certamente saberão dar as indicações apropriadas para os cuidados e segurança do seu bichano.

Seja o melhor amigo do seu pet

Estar atento à presença de pulgas na vida do seu gato é imprescindível para garantir o bem-estar e qualidade de vida dele. Pois, desde casos menos graves, em que as pulgas provocam sintomas menos radicais, até os mais complicados – no caso de pets que sofrem com alergias a picadas e apresentem quadros mais complexos, a percepção do problema logo no início é primordial para a garantia da saúde do pet.

Procure sempre estar em dia com avaliações e exames veterinários. Não espere uma situação se tornar drástica para buscar ajuda especializada, pois os cuidados iniciais são determinantes para a resolução rápida e eficaz de quaisquer problemas. Para isso, conte com o Vet Plus e vamos juntos trabalhar pela vida plena e feliz de todos os nossos amiguinhos peludos.
Para o agendamento online, acesse: bit.ly/PreAgendamentoDeConsultas

 

 

 

Pin It on Pinterest

Share This