Tomografia Computadorizada
A tomografia computadorizada (TC) é um dos métodos de exame mais confiáveis e seguros disponíveis atualmente. É rápida, simples e totalmente indolor.
A TC utiliza um aparelho de raios X que gira ao redor do paciente, fazendo radiografias transversais de seu corpo. Estas radiografias são então convertidas por um computador nos chamados “cortes” tomográficos. Isto quer dizer que o computador constrói imagens internas das estruturas e dos órgãos do corpo através de cortes transversais. Portanto, com a TC o interior de seu corpo pode ser retratado com precisão e confiança para posteriormente ser avaliado.
A principal indicação para o exame de tomografia computadorizada é, principalmente, a avaliação de regiões de difícil visualização ao exame de raio-X ou onde exista muita sobreposição de estruturas como, por exemplo:
Crânio
Pesquisa de alterações nas regiões retro bulbares, seios nasais, parênquima cerebral, fraturas, condutos auditivos;
Tórax
Para pesquisa de alterações em mediastino, pesquisa de nódulos em parênquima pulmonar;
Coluna
Detecção de discopatias mineralizadas e não mineralizadas, neoplasias na coluna, espondilomielopatia cervical, discoespondilite, fraturas cervicais, luxações, espondilose deformante, hérnias de disco, planejamento cirúrgico;
Abdome
Para avaliação da extensão de tumores e sua origem, planejamento cirúrgico, entre outras;
Sistema Musculo-Esquelético
Avaliação dos processos articulares como cotovelo, ombro, coxo-femoral, fraturas de pelve.
Este exame é realizado sempre sob anestesia geral e deverá ser agendado previamente.
RECEBA NOSSA NEWSLETTER
Dicas e informações para o melhor cuidado com o seu animal de estimação.