Viajar com a família completa é a melhor coisa do mundo! Mas quando a família completa envolve também algum animal de estimação, geralmente a preocupação aparece. O meu pet irá tolerar tantas horas de voo? A companhia aérea aceita essa raça? Ele pode ser transportado na cabine de passageiros? Que documentos preciso levar? Será que ele tem que tomar alguma vacina especial? E o hotel, irá recebê-lo?
Calma, nós estamos acostumados com todas essas questões! E sabemos que elas realmente trazem muitas dúvidas, pois como não há uma legislação específica para viagens com animais domésticos no país, as regras são definidas pelas próprias empresas de hospedagem e transporte, podendo variar bastante. Justamente por isso, preparamos esse artigo com algumas orientações para viajar tranquilo com o pet e, além das dicas, você irá saber que pode contar com nossos serviços também nesses momentos.
Vamos lá?
Consulta veterinária
O primeiro passo para uma viagem sem problemas com seu cão ou gato é saber como vai a saúde dele. Então, quando você começar os planos do passeio, coloque na lista de afazeres uma consulta veterinária. Ela será importante para atualizar vacinas necessárias, assim como medicamentos anti vermes e parasitas. O veterinário também vai checar se o pet não está com nenhum problema e irá dar algumas orientações para que a viagem não estresse o animal.
Hospedagem para os pets
Se tudo estiver em ordem com a saúde do seu companheiro, você deve checar se o hotel ou a pousada em vista aceita a presença de animais de estimação. Hoje, esses lugares são mais fáceis de encontrar e geralmente pedem apenas para checar a carteira de vacinação e o atestado de saúde do animal.
Viagem de carro
O passeio será feito no seu carro? Então não há muito com o que se preocupar! Seu pet deve estar acostumado ao veículo e à caixa de transporte ou ao cinto de segurança para animais. Assim, ele não irá estranhar tanto a viagem – e você não será multado por viajar com o animal solto. Paradas a cada duas ou três horas são importantes para que o pet possa fazer suas necessidades e também relaxar um pouco. E não esqueça: durante a viagem, nada de comida! Ofereça apenas água para seu amigo.
Viagem de ônibus
Infelizmente, não são todas as empresas de ônibus que aceitam animais – ainda mais na parte superior, junto com o dono. Algumas permitem pets de até oito quilos, dentro de sua caixa de transporte. Outras liberam espaço apenas no bagageiro, mas podem não ter um local adequado para os animais. Assim, é fundamental entrar em contato com a empresa antes de comprar sua passagem!
Viagem de avião
As companhias aéreas costumam ser um pouco mais flexíveis com os pets. Geralmente, pets de pequeno porte ou médio são aceitos na própria cabine de passageiros. A Gol, por exemplo, permite que cães e gatos com mais de quatro meses possam viajar com seus donos em voos domésticos e também internacionais. A regra é que eles não podem ultrapassar 10 quilos, somados com a caixa de transporte. E os documentos exigidos para as viagens são atestado sanitário e carteira de vacinação para voos nacionais e, para os internacionais, também é necessário apresentar o Certificado Veterinário Internacional (CVI).
Como o Vet Plus pode tornar a viagem com seu pet mais fácil
Mesmo com essas dicas ainda parece complicado planejar sua viagem de férias com a companhia do pet? Pensando nisso, o Vet Plus criou um serviço para ajudá-lo em todos os aspectos dessa aventura! Nossos clientes podem contar com nossa experiência para fazer o planejamento ideal, escolher a melhor e mais segura companhia de transporte, emitir os documentos necessários, conhecer os cuidados durante o embarque e todo o restante para tornar o passeio com seu amigo de quatro patas inesquecível.
Mais tranquilo para fazer viagens com o pet? Clique aqui e agende uma visita sem compromisso para conversarmos sobre o seu passeio.
Comentários