Os rins são órgãos que fazem parte do sistema excretor, tendo como uma das funções a filtração das toxinas no sangue: o que não serve vai para a bexiga, em forma de urina, e o resto retorna limpo para o organismo. 

Entre os diversos fatores que podem causar a insuficiência renal em cães estão o envelhecimento, a genética, problemas no coração, além de infecções e parasitas. A intoxicação por medicamento ou veneno também são causas comuns de problemas nos rins dos cachorros.

Quando há um quadro de insuficiência renal, os animais sofrem com uma série de sintomas desagradáveis, o que faz com que se sintam indispostos, sem apetite, além de perderem peso, entre outros.

Como tratar a insuficiência renal em cães?

Em primeiro lugar, a avaliação com um veterinário especializado é primordial para entender qual a gravidade da insuficiência renal e a melhor conduta a ser realizada. Em casos mais simples, o tratamento com medicações e hidratação adequada podem ser suficientes. Porém em casos mais graves, onde não há resposta imediata à terapia convencional, pode ser necessário iniciar a terapia dialítica.

A hemodiálise faz a eliminação das toxinas, dando suporte ao organismo no período que os rins se recuperam da injúria sofrida.

Após o tratamento, os rins podem se recuperar completamente e o animalzinho ficar curado. Porém se essa lesão renal é grave o suficiente para deixar sequelas, o paciente se torna um doente renal crônico e precisará de acompanhamento veterinário para retardar a evolução da doença.

Como saber se meu cão precisa de hemodiálise?

Quem vai decidir se a hemodiálise é o melhor tratamento para seu pet é o veterinário nefrologista. Para isso, ele precisará de alguns exames laboratoriais e de imagens, junto com a avaliação física para traçar o melhor plano de tratamento e quais serão as perspectivas.

Quando o tratamento começa, ainda não é possível saber quantas sessões serão necessárias, nem por quanto tempo. O que vai determinar isso é a forma como seu bichinho vai reagir à hemodiálise.

Veterinarian With a Beagle

Como funciona o novo serviço de hemodiálise para cães?

A hemodiálise não é prejudicial, nem causa sofrimento ao seu melhor amigo. Na verdade, a maioria dos pacientes relaxam e acabam dormindo durante o procedimento.

Para começar, é necessário introduzir um cateter central na região do pescoço. Esse cateter é por onde o sangue irá circular para máquina de hemodiálise e fazer a filtração do sangue.

Na maioria das vezes essa cateterização não necessita de anestesia, porém quando o paciente é mais agitado pode ser necessário uma sedação. Esse cateter ficará no pescoço do cão durante todo o tratamento e necessitará de cuidados especiais.

Diferente de humanos, os animais não fazem a hemodiálise cronicamente, pois o cateter não é permanente e necessita a retirada ao término do tratamento. Esse procedimento é realizado com o objetivo de estabilizar o paciente, enquanto o tratamento renal está sendo realizado.

De modo geral, é necessário de duas a cinco sessões, porém isso varia de acordo com a gravidade e a resposta à terapia.

O procedimento é seguro, porém necessita de uma equipe treinada e uma boa estrutura hospitalar que minimizar riscos.

A insuficiência renal canina tem cura?

Essa é uma pergunta cuja resposta é: “depende”. Cada animal é único e os casos devem ser tratados de forma individualizada. Mesmo assim, como dissemos anteriormente, a hemodiálise contribui muito para aliviar a sobrecarga sobre os rins doentes, diminuir o nível de toxinas do sangue e melhorar os sintomas da doença.

Sendo assim, em casos agudos e leves, o tratamento possibilita tratar a insuficiência renal e restabelecer a saúde do cão. Mesmo os cãezinhos com a doença crônica também podem se beneficiar da hemodiálise quando a doença descompensa por algum motivo.

É importante ressaltar que animais com menos de 4kg não estão aptos para receber esse tratamento. Pacientes descompensados e anêmicos deverão ser tratados antes de iniciar as sessões de hemodiálise.

De todo modo, quem vai tomar essas decisões, analisando o caso do seu pet, é o veterinário especializado. E agora aqui no Vet Plus oferecemos esse tratamento para o seu cão, visando trazer ainda mais qualidade no atendimento do seu pet

vp_banner-consultas-presenciais-mascotes

Caso você observe sintomas de insuficiência renal canina, a melhor coisa a fazer é levar seu amigo para uma consulta. Você pode contar com o Vet Plus para isso, entrando em contato pelo telefone (47) 3026-5599 e WhatsApp (47) 99158-5501.

Pin It on Pinterest

Share This