A saúde dos pets merece toda nossa atenção e isso não é diferente quando se trata de doenças de pele. Assim como nós humanos, a pele também é o maior órgão dos cães e gatos, portanto, eles podem ser acometidos por uma grande variedade de problemas dermatológicos.

As doenças de pele em felinos e caninos costumam ser leves e resolvidas de forma simples, principalmente quando descobertas precocemente. No entanto, é importante estar atento, pois alguns desses problemas podem se agravar, levando a condições de saúde mais graves, que comprometem o bem-estar dos pets, podendo até mesmo causar riscos à sua vida.

Por isso, no artigo de hoje vamos mostrar algumas das doenças de pele mais comuns em cães e gatos para você ficar atento a quaisquer sintomas que seu pet apresente. Além disso, vamos dar algumas dicas de prevenção para manter seu animalzinho sempre saudável!

Sarna

A sarna ou escabiose é uma doença de pele que acomete cães e gatos. No caso dos cachorros ela é causada pelo ácaro da espécie Sarcoptes Scabiei. Já nos gatos, a sarna é causada por outro ácaro, o Notroedis cati. Apesar de diferentes origens, os sintomas são praticamente os mesmos em cães e gatos

• Vermelhidão da pele;
  • Queda de pelos;
  • Desenvolvimento de crostas e cascas;
  • Nos felinos as lesões aparecem principalmente na cabeça e nas orelhas.

Além disso, os cães podem ser contaminados com dois tipos diferentes de sarna: a demodécica e a sarcóptica. Ambas possuem sintomas parecidos, no entanto, a demodécica é causada por outro agente, sua transmissão só ocorre da mãe para o filhote e ela não tem cura, apenas tratamento. Já a sarna sarcóptica é transmitida a partir do contato direto com outros cães e gatos doentes ou por meio de cobertores, roupas e outros objetos contaminados.

O tratamento envolve o uso de xampus específicos e sprays, além de medicamentos que ajudam a controlar as coceiras e a dor nos pets. Também é importante lavar em água quente e passar as roupas contaminadas, além de esterilizar quaisquer objetos utilizados pelos animais.

DAPE (dermatite alérgica à picada de ectoparasitas)

A dermatite alérgica à picada de ectoparasitas é uma reação exacerbada do corpo do animal de estimação a picadas de parasitas como pulgas e carrapatos. Essa condição ocorre quando o pet possui algum tipo de hipersensibilidade à saliva desses parasitas ou quando o animal está em um estado avançado de infestação, ocasionando sintomas como:

• Falhas no pelo;
  • Lesões por mordedura na região da cauda e crostas hemorrágicas em cães;
  • Aparecimento de crostas e protuberâncias ao redor do pescoço e nas costas em gatos.

Com sintomas clínicos intensos, os quadros de DAPE incomodam muito os pets e desencadeiam lesões na pele que podem causar infecções. No entanto, nem toda coceira é sinal de DAPE, por isso é importante que seja realizado o diagnóstico por um profissional especializado, que indicará exames para confirmar a condição. O tratamento geralmente é realizado à base de shampoos específicos, antibióticos e cuidados frequentes com a pele do animal.

Alergias

Outro problema que pode incomodar os pets são as alergias. Essa condição afeta cães e gatos que possuem hipersensibilidade a algum fator externo, como pólen, fungos, ácaros, poeira, grama, certos alimentos ou até mesmo produtos de higiene. Os sintomas mais comuns nos casos de alergia em animais de estimação são:

• Coceira;
  • Pele avermelhada;
  • Olhos vermelhos e marejados;
  • Comportamento irritadiço ou apático.

Como a condição pode ser gerada por diversos fatores, cada caso demanda um cuidado específico. Por isso, é importante que o diagnóstico seja realizado por um profissional especializado.

Micoses

As micoses são doenças causadas por fungos e podem contaminar cães, gatos, seres humanos e outros animais. Essa condição acomete principalmente indivíduos com a imunidade baixa, como filhotes, idosos e animais com patologias preexistentes. Os principais sintomas das micoses em cães e gatos são:

• Coceira intensa;
  • Irritação e vermelhidão da pele;
  • Lesões que levam à perda de pelo e aumentam de tamanho progressivamente.

Por conta de seu risco de transmissão, é importante que a doença seja diagnosticada e tratada de forma rápida e precisa. O tratamento das micoses requer o uso de medicamentos antimicóticos além de uma limpeza e esterilização geral da casa.

Piodermite

A piodermite é uma doença de pele que acomete gatos e cachorros e é provocada pela infecção por bactérias. Essa condição geralmente é ocasionada por alguma outra patologia preexistente. Por conta disso, é importante realizar o diagnóstico com um profissional especializado, para que se possa descobrir a doença primária. A causa inicial pode ser a presença de parasitas, alergias, falta de higiene, traumatismo, problemas endócrinos, autoimunes dentre outras condições. Os sintomas mais comuns da piodermite em cães e gatos são:

• Pele avermelhada;
  • Desenvolvimento de crostas avermelhadas;
  • Lesões com pus;
  • Úlceras (perda de tecido mais profunda);
  • Perda de pelagem em forma circular com formação de escamas.

O tratamento das piodermites é realizado por meio do uso de xampus especiais e da administração de antibióticos via oral.

Dicas para prevenir as doenças de pele no seu pet ?

Para evitar desconfortos e manter seu animal de estimação com a pele sempre saudável, é importante prestar atenção em sua higiene bem como no seu ambiente de convívio. Algumas dicas para prevenir as doenças de pele mais comuns nos pets são:

• Manter o animalzinho sempre limpo;
  • Fazer o uso de xampus e sabonetes específicos para pets na hora do banho;
  • Manter limpos os locais em que o animal faz as refeições e onde dorme;
  • Utilizar pipetas ou coleiras especiais (antipulgas e carrapatos);
  • Prestar atenção no comportamento e nos sinais de que algo está incomodando seu pet.

Esperamos que essas informações e dicas possam ajudar você a manter seu animalzinho com a pele sempre saudável, bonita e brilhosa!

Caso você identifique em seu pet algum dos sintomas citados, leve-o até um profissional veterinário especializado. E se você mora na região de Joinville o Vet Plus tem uma estrutura completa com profissionais de ponta para atendê-los 24h por dia!